Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Estação Fronteiriça do Caia, ElvasPosto Transfronteiriço da Guarda Fiscal do Caia, Elvas

Em1955 foi concluída a construção de moradias para as praças do Posto da Guarda Fiscal da Estação, bem como os respetivos grupos de arrecadação-capoeira - projetadas pelo Arq. Jorge Bermudes França e inauguradas em 1956.

Nesse mesmo ano foram igualmente concluídas as obras de construção de arruamentos; vedação de terrenos; ramais de abastecimento de água domiciliária; colocação de bocas de rega nos quintais das moradias; de abastecimento de água da Estação; instalação de antenas de emissão e receção; bem como reparados alguns edifícios. 

Em 1957 seriam concluídas as obras de beneficiação e conservação do Posto Transfronteiriço, bem como seriam concluída a 2.ª fase de construção das moradias para as praças.

Em 1961 foram construídas 2 habitações para o pessoal dos Serviços de Turismo - projetadas pelo Arq. Jorge de Almeida Segurado. Seria concluída a construção de uma residência para os "criados" do Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo (com 2 grupos de arrecadação); e a construção de habitações para os agentes casados da Polícia Internacional e de Defesa do Estado - ambas projetadas pelo Arq. Pedro Coelho de Almeida Reis e pelo Agente Técnico de Eng.ª Manuel de Sousa e Castro. Seriam igualmente concluídas obras de conservação diversas, projetadas por este Agente Técnico.

Em 1963 seria concluída a construção de 2 habitações geminadas para os Serviços de Turismo, bem como a execeução de diversas obras de beneficiação, conservação e reparação da Estação Fronteiriça - projetadas pelo Arq. Pedro Reis Almeida.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1964

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades 3

Ubicación

Comunidad
Sitio
Caia
Morada
Caia
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
RuralContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
Devoluto ParcialEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi coligida por Tiago Candeias, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas, e está pendente de atualização.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Estação Fronteiriça do Caia, Elvas. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/49228/estacao-fronteirica-do-caia-elvas

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).