Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Cantina Escolar, Malpica do Tejo, Castelo Branco

A necessidade de instituir uma cantina escolar em Malpica do Tejo ficou patente numa notícia do jornal O Século, de 4 de janeiro de 1955. O presidente da Liga Regional de Malpica do Tejo, José Adelino Gonçalves Testas, expôs o cenário de pobreza em que vivia a maioria das crianças da zona: "Muitas das crianças de Malpica do Tejo necessitam de uma refeição quente e de agasalhos para se protegerem do frio do Inverno. A Criação da cantina escolar transformará a sua mocidade, hoje tão cheia de amargura e infeliz, em esperança e felicidade, motivo para justo orgulho de Malpica do Tejo". Impunha-se criar uma cantina junto da escola primária, solicitando-se apoio das autoridades administrativas e de assistência, bem como dos habitantes através de uma comissão de beneficência. 

Em 1966, foi autorizado que o Governo aceitasse uma doação particular de 250.000$00 para fundo de manutenção da cantina, designada de "Cantina Escolar de D. Maria Amélia Magalhães Diogo e João Marques Diogo" (Decreto-Lei n.º 46876). Sera administrada por uma comissão autónoma, constituída por dois agentes de ensino nomeados pelo Ministério da Educação Nacional e presidida pela benemérita.

Uma placa localizada na fachada principal do edifício identifica que a construção esteve a cargo do programa de construções da Câmara Municipal de Castelo Branco.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Programme

Location

Community
Address
R. Francisco Marques Diogo
Former Distrito (PT)
Castelo BrancoFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em outubro de 2024, com base em fontes documentais identificadas na página dedicada a Malpica do Tejo.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Cantina Escolar, Malpica do Tejo, Castelo Branco. Accessed on 12/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/50479/cantina-escolar-malpica-do-tejo-castelo-branco

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).