Edifício da Casa do Povo de Muge, Salvaterra de Magos
O edifício da Casa do Povo de Muge foi construído nos inícios da década de 1960, segundo projeto do arquiteto António Lino.
A Casa do Povo de Muge foi constituída em 1934, funcionando nas primeiras décadas de existência num edifício pré-existente, possuindo também um posto de socorros noutras instalações, arrendadas. Um relatório de uma inspeção feita à Casa do Povo em 1945 denunciou que as instalações não correspondem às necessidades e concordou com a construção de uma sede própria, considerando as possibilidades financeiras do organismo e a hipótese de cedência de um terreno pela Casa Cadaval. Em 1947, foi reforçada a necessidade imprescindível de uma sede adequada; para além da missão social inerente ao organismo, planeava-se a organização de eventos lúdicos como sessões de cinema. A Casa do Povo possuía então, um grupo desportivo e uma banda de música, e também grupos de teatro.
Nesse ano, há indicação de que um projeto, para execução por administração direta, estava em elaboração, que veio a ser submetido ao diretor-geral do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência. Não obstante, uma inspeção de 1953 considerou que a situação financeira do organismo não permitia planear a construção de uma nova sede.
A Casa do Povo manteve as intenções de construir a sua sede, tendo incumbido o estudo do projeto ao arquiteto António Lino em meados da década de 1950. Segundo testemunho de Vítor Lucas, anteriormente, em 1947, tinha sido apresentado um estudo elaborado pelo engenheiro António José D’Ávila Amaral, que idealizava um edifício grandioso. A primeira proposta de António Lino foi submetida à Junta Central das Casas do Povo em 1956; foi necessário reduzi-la para não exceder o orçamento estipulado. O arquiteto apresentou um novo anteprojeto em 1958, que abarcava o edifício para a sede da Casa do Povo de Muge e um edifício destinado ao posto de assistência infantil, a ser executado a expensas particulares, e que não teve concretização. Apesar de ter sido emitido um despacho pelo Ministro das Corporações e Previdência Social impondo a previsão de instalações para serviços médicos no projeto, veio a ser aprovada a versão que não incluía tais gabinetes e salas.
O terreno para a construção do edifício foi cedido pela Casa de Cadaval. A escolha do arquiteto António Lino para este projeto poderá ter surgido das relações que mantinha com a Casa de Cadaval, sendo também responsável pelo desenho da fábrica de descasque de arroz da Casa Cadaval e por intervenções no palácio da família, ambos em Muge. Foram concedidos apoios financeiros diversos para a construção da Casa do Povo: comparticipação através do Fundo de Desemprego em 1958 e 1959, um subsídio do Fundo Comum das Casas do Povo e também auxílios locais, concretamente da Casa Cadaval. A obra foi incluída nos Planos de Melhoramentos Urbanos de 1958 e 1959 da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização.
As obras de construção foram iniciadas em 1959, com conclusão dos trabalhos em 1962. A inauguração, com cerimónias e presença de figuras destacadas, realizou-se a 19 de maio de 1963.
Foi feita uma ampliação do edifício no final da década de 1970, depois da ideia gorada de acrescentar um piso ao edifício. O corpo então construído é utilizado em 2025 pela Sociedade Columbófila de Muge, sendo também disponibilizado para realizar eventos culturais e festivos.
Em 2025, algumas salas do edifício foram reconvertidas para receber o Centro Interpretativo dos Concheiros de Muge e respetivo laboratório, com apoio da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.
Analysis
O edifício destaca-se na fisionomia do ambiente construído, pelas suas dimensões e posicionamento urbano. Teve um papel central na vida da comunidade ao longo das décadas, sobretudo como pólo cultural e recreativo e enquanto posto de assistência médica.
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
Documentation
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. Conta com o generosos contributo de Vítor Lucas, a quem muito agradecemos.
Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.
To quote this work:
Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Casa do Povo de Muge, Salvaterra de Magos. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/51017/edificio-da-casa-do-povo-de-muge-salvaterra-de-magos