Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício-Sede da Casa do Povo de Sobral da Adiça, Moura

A necessidade de construção de um novo edifício-sede para a Casa do Povo de Sobral da Adiça, instituição criada por alvará de 29 de Janeiro de 1944, é relatada desde 1954 pelos serviços da Inspeção dos Organismos Corporativos: existindo então apenas o terreno adquirido, consideram que "a construção da sede é imprescindível" para que a Casa possa cumprir dignamente as suas funções assistênciais e recreativas numa freguesia que então rondava os 3.100 habitantes. Segundo este parecer a Junta Central das Casas do Povo "deveria, logo que lhe fosse possível, incluir num dos próximos planos [de financiamento à construção de edifícios-sede de Casas do Povo em todo o país] a edificação da sede."

Em nova inspeção ordinária em fevereiro de 1957, os mesmos serviços notam como ainda não fora possível cumprir aquele desiderato:

"A Direcção já tem terreno e planta aprovada para a construção duma sede própria, porém as suas disponibilidades não são grandes (...). Quando cheguei ao Sobral da Adiça vi bastante frequência na Casa do Povo e quis-me parecer que o organismo tinha bom ambiente local e simpatia da massa associativa. Não é de estranhar que assim seja, tratando-se duma aldeia perdida na planície alentejana e desviada cerca de 20 quilómetros, sem fáceis comunicações, do mais importante centro populacional, que é a vila de Moura. Com instalações mais apropriadas, a Casa do Povo seria um verdadeiro centro de convívio, de recreio e de cultura.”

Em setembro de 1960, a construção do edifício foi apoiada financeiramente pelo Fundo de Desemprego através do Ministério das Obras Públicas com uma comparticipação de 148.000$00. O custo estimado total da obra ascendia aos 650.000$00.

Segundo a publicação Melhoramentos em Execução e a Inaugurar 27 de Abril – 28 de Maio 1962, do Ministério das Obras Públicas (1962), a inauguração do edifício-sede da Casa do Povo de Sobral da Adiça esteve prevista para aquele ano. No entanto, segundo outra publicação do mesmo ministério, Obras Públicas Concluídas em 1963 (1964), o mesmo foi na realidade concluído apenas em 1963, dispondo de uma área coberta de 593 m2.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1963

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Former Distrito (PT)
BejaFormer Distrito (PT)

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi coligida e redigida por Ricardo Costa Agarez em dezembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício-Sede da Casa do Povo de Sobral da Adiça, Moura. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/54431/edificio-sede-da-casa-do-povo-de-sobral-da-adica-moura

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).