Edifício-Sede da Casa do Povo de Sobral da Adiça, Moura
A necessidade de construção de um novo edifício-sede para a Casa do Povo de Sobral da Adiça, instituição criada por alvará de 29 de Janeiro de 1944, é relatada desde 1954 pelos serviços da Inspeção dos Organismos Corporativos: existindo então apenas o terreno adquirido, consideram que "a construção da sede é imprescindível" para que a Casa possa cumprir dignamente as suas funções assistênciais e recreativas numa freguesia que então rondava os 3.100 habitantes. Segundo este parecer a Junta Central das Casas do Povo "deveria, logo que lhe fosse possível, incluir num dos próximos planos [de financiamento à construção de edifícios-sede de Casas do Povo em todo o país] a edificação da sede."
Em nova inspeção ordinária em fevereiro de 1957, os mesmos serviços notam como ainda não fora possível cumprir aquele desiderato:
"A Direcção já tem terreno e planta aprovada para a construção duma sede própria, porém as suas disponibilidades não são grandes (...). Quando cheguei ao Sobral da Adiça vi bastante frequência na Casa do Povo e quis-me parecer que o organismo tinha bom ambiente local e simpatia da massa associativa. Não é de estranhar que assim seja, tratando-se duma aldeia perdida na planície alentejana e desviada cerca de 20 quilómetros, sem fáceis comunicações, do mais importante centro populacional, que é a vila de Moura. Com instalações mais apropriadas, a Casa do Povo seria um verdadeiro centro de convívio, de recreio e de cultura.”
Em setembro de 1960, a construção do edifício foi apoiada financeiramente pelo Fundo de Desemprego através do Ministério das Obras Públicas com uma comparticipação de 148.000$00. O custo estimado total da obra ascendia aos 650.000$00.
Segundo a publicação Melhoramentos em Execução e a Inaugurar 27 de Abril – 28 de Maio 1962, do Ministério das Obras Públicas (1962), a inauguração do edifício-sede da Casa do Povo de Sobral da Adiça esteve prevista para aquele ano. No entanto, segundo outra publicação do mesmo ministério, Obras Públicas Concluídas em 1963 (1964), o mesmo foi na realidade concluído apenas em 1963, dispondo de uma área coberta de 593 m2.
Análisis
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi coligida e redigida por Ricardo Costa Agarez em dezembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2025) Edifício-Sede da Casa do Povo de Sobral da Adiça, Moura. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/54431/edificio-sede-da-casa-do-povo-de-sobral-da-adica-moura