Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Estação Fronteiriça de Porto Roque, MarvãoEstação Fronteiriça de Galegos, MarvãoPosto de Fronteira de Marvão, Galegos

A Estação Fronteiriça de Galegos é composta por um conjunto de edifícios diversos que pretendiam dar resposta às necessidades de controlo da zona de fronteira, estando nela instalados diversos serviços. Por esse motivo, o processo da sua construção foi algo complexo, pelo que tentaremos fazer uma breve cronologia.

Tanto quanto a informação e documentação permitem compreender, em setembro de 1943, por decreto, são destinadas duas parcelas de terreno para a construção da Estação.

Ness altura, deverá ter sido então construído o antigo Posto da Guarda Fiscal de Galegos

Em 1954 a Direção Geral das Alfândegas estabelecia um programa de ampliação das instalações fronteiriças do país, dado o crescente movimento de passageiros e veículos. 

Entre 1956 e 1958 seriam concluídas obras de conservação e beneficiação da caseta do Posto Fiscal - projetadas pelos Agentes Técnicos de Eng.ª Ismael Alves de Amorim e Manuel Sousa e Castro, respetivamente.

Como forma de dar resposta ao programa de ampliação definido pela Direção Geral das Alfândegas, em 1964 é iniciado o estudo para a construção da Estação Fronteiriça de Galegos, projetada pelo Arq. Cassiano Branco. 

Em 1968 seriam inauguradas as obras de ampliação e remodelação dos antigos edifícios da Guarda Fiscal e da Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), inseridos no conjunto da estação.

Só em 1969 seria apresentado o projeto final da estação. Nesse mesmo ano seriam concluídos os trabalhos de construção de uma garagem para a Guarda Fiscal e Direção Geral de Segurança e respetivas instalações elétricas - projetados pelo Arq. Pedro Coelho de Almeida Reis e pelo Agente Técnico de Eng.ª Manuel Sousa e Castro.

Em 1970, seriam concluídos trabalhos de arranjo da praceta, obras na rede de águas e outros trabalhos complementares.

Em 1971 seria concluída a construção total da Estação - projetada pelo já refirdo Arq. Cassiano Branco, em colaboração com o Arq. Pedro Coelho de Almeida e os Engs. Cláudio Luna Pais, António José Correia Abrantes, António de Amorim Carvalho Guerra, António da Assunção Ribeiro e Manuel Sousa e Castro.

Atendendo à inexistência de um aglomerado populacional nas redondezas, surgiu a necessidade de construir o Bairro dos Galegos, com vista à habitação dos funcionários da Estação Fronteiriça - que foi igualmente concluído em 1971.

O conjunto da Estação viria a ser inaugurado em 1972, fruto de várias décadas de construção e do esforço de vários intervenientes.

Em 1997 o edifício do antigo posto da Guarda Fiscal foi transformado em Posto de Turismo - vindo a encerrar as suas funções em 2007.

Em 2015 o Conjunto da Estação Fronteiriça seria adquirido pela autarquia à Direção-Geral do Tesouro e Finanças pelo valor de 800 mil euros - tendo sido acordado um projeto de reabilitação entre a Câmara Municipal de Marvão e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana. Sistem 

Em 2025, pese embora o conjunto não mantenha a sua função, o Bairro parece manter as suas funções de habitação - sendo que em 2016 foram vendidas 17 habitações em hasta pública.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1971
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

A Estação Fronteiriça de Galegos era constituída, na sua origem, por cerca de 16 edifícios, entre os quais as instalações da Guarda Fiscal e da Delegação Aduaneira, uma capela, e o referido bairro de habitação.

Por sua vez, o Bairro dos Galegos constituia-se, na sua origem, por 40 habitações distribuídas por 10 prédios - cada um deles com um total de 2 pisos e 4 habitações unifamiliares.

Key moments (click below for details)

Activities 5

Location

Community
Hamlet
Galegos
Address
Estrada Nacional N246-1
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
RuralContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work
Listing

Classificado como Conjunto de Interesse Municipal (CIM) e incluído na Área Protegida da Serra de São Mamede.

Other Uses

Forum

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Estação Fronteiriça de Porto Roque, Marvão. Accessed on 03/02/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/56325/estacao-fronteirica-de-porto-roque-marvao

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).