Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Posto de Fisioterapia, Campo MaiorDispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos (IANT), Campo Maior

No início do século XX, a luta antituberculose em Portugal levou à criação da Assistência Nacional aos Tuberculosos e à construção sucessiva, durante grande parte da centúria, de dispensários que apoiassem o combate à doença da Tuberculose - funcionando estas construções como o ponto mais periférico do sistema e, por isso, o mais próximo da população, desempenhando um papel fundamental no tratamento, prevenção, vigilância e sensibilização da doença. 

Nesse sentido, o Dispensário Antituberculose de Campo Maior terá sido construído na década de 1930, de acordo com projeto-tipo da autoria do Arq. Carlos Ramos. 

Assim, tanto quanto a documentação permite compreender, em 1933 seria solicitada a comparticipação, pelo Fundo de Desemprego, para construção do dispensário. 

Em abril de 1934, seria construído o pavilhão dispensário.

Entre 1955 e 1966 seriam concluídas diversas obras de conservação e reparação do Dispensário IANT de Campo Maior.

Em fevereiro de 1968, o Ministério das Obras Públicas concederia à Câmara Municipal de Campo Maior uma comparticipação no valor de 128.000$00, através da Comissão Coordenadora das Obras Públicas no Alentejo, para o arranjo do largo do dispensário - orçado em 320.000$00.

Após trabalho de reabilitação, o edifício foi inaugurado em janeiro de 2017 enquanto Posto de Fisioterapia. 

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1934
Topic

Key moments (click below for details)

Activities 2

Location

Community
Address
Largo Dr. António J. Almeida
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

A documentação localizada nos Arquivos e Coleções Documentais da Ex-DGEMN foi recolhida e sistematizada por Sofia Diniz em 2022.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Posto de Fisioterapia, Campo Maior. Accessed on 05/02/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/56846/posto-de-fisioterapia-campo-maior

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).