Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casa do Povo de Sande, Lamego

A Casa do Povo de Sande foi constituída em 1936 e, durante mais de três décadas, funcionou sem edifício próprio. Ao longo dos anos, a Casa do Povo recebeu apoio financeiro de várias instituições para a aquisição de mobiliário e equipamento, comparticipação de despesas de ação médico-social e construção da sua sede. A primeira comparticipação do Ministério das Obras Públicas data de 1959, tendo este concedido vários reforços ao longo da década seguinte. O edifício-sede terá ficado concluído entre 1969 e 1970, embora a sua construção fosse recomendada pela Inspeção dos Organismos Corporativos desde, pelo menos, 1950.

Antes da construção do novo edifício, a Casa do Povo encontrava-se instalada num espaço insuficiente, constituído por apenas uma divisão, dividida por biombos de madeira de forma a conformar três sub-espaços. O posto médico não tinha a privacidade necessária à sua atividade e os cursos de artesanato e formação doméstica lá lecionados funcionavam sem as máquinas e materiais necessários por não se dispor de espaço para os armazenar.

Ainda assim, um relatório de inspeção à Casa do Povo de 1957 sublinhava o êxito do curso de artesanato “para o restabelecimento da indústria caseira de fabrico de cobertores em lã e de roupas em linho”, tendo despertado tanto interesse na região que não era possível responder a todas as encomendas. Referia-se também a “formação das mulheres de amanhã” conduzida na Casa do Povo de Sande, onde “uma prepara o próprio enxoval, outras aprender a cozinhar”.

No entanto, a atividade terá diminuído até 1970, altura em que outro relatório indicava um decréscimo de membros efetivos causado pelo “êxodo do trabalhador rural para a indústria, nomeadamente para a construção e barragens hidroelétricas”.

   

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
c. 1969

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Portugal ˃ Norte ˃ Douro ˃ Lamego ˃ SandePlace
Address
Rua da Seara
Former Distrito (PT)
ViseuFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Casa do Povo de Sande, Lamego. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/61021/casa-do-povo-de-sande-lamego

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).