Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Casa do Povo de Alqueidão da Serra, Porto de MósEdifício Polivalente da Casa do Povo, Posto Médico e Junta de Freguesia de Alqueidão da Serra

O edifício da Casa do Povo de Alqueidão da Serra foi inaugurado em 1984, com inclusão de um centro de convívio para a população de terceira idade (a cargo da Casa do Povo), prevendo-se então que viria “a desempenhar, na vida comunitária, um papel relevantíssimo”. Tratava-se de um edifício polivalente que integrava a sede da Casa do Povo, a Junta de Freguesia e o Centro de Saúde.

Segundo uma notícia no jornal O Portomosense, o custo do edifício foi superior a 20.000.000$00, tendo sido recebidos subsídios de aproximadamente 7.000.000$00. Essa fonte relata que na ocasião da inauguração foi possível visitar o amplo salão de festas e espetáculos.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1984

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
R. Padre Manuel Afonso Silva, Alqueidão da Serra
Former Distrito (PT)
LeiriaFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em junho de 2025, com base em fontes bibliográficas.

  

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.  

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Casa do Povo de Alqueidão da Serra, Porto de Mós. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/61087/edificio-da-casa-do-povo-de-alqueidao-da-serra-porto-de-mos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).