Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casas da Conferência Vicentina de Stº António, Barcelos

Em agosto de 1960, a presidente da Conferência Vicentina de Santo António, em Barcelos, Eugénia Martins de Almeida, informou a Câmara Municipal da intenção de construir um bloco de dois pisos, com oito fogos, para alojar “famílias pobres que urgentemente precisam de ser instaladas em habitações salubres e higiénicas, embora modestas”. Para tal, a Conferência havia já adquirido uma parcela de terreno na Quinta do Olival, junto ao Bairro 1.º de Maio, então denominada Bairro Salazar. Em fevereiro do ano seguinte, o Gabinete de Estudos da Habitação da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais remetia à instituição as peças desenhadas de projetos-tipo para a construção de habitações. Não se encontrou documentação referente ao processo de construção das habitações e desconhece-se também o projeto finalmente adotado. A localização apresentada nesta página é especulativa, correspondendo a dois blocos de dois pisos localizados na área originalmente proposta pela Conferência para a construção do seu bloco.

    

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
post. 1961

Location

Community
Location
Address
Rua de Santo António
Former Distrito (PT)
BragaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
DesconhecidoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em agosto de 2025, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Casas da Conferência Vicentina de Stº António, Barcelos. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/61775/casas-da-conferencia-vicentina-de-st-antonio-barcelos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).