Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Casas da Conferência Vicentina de Stº António, Barcelos

Em agosto de 1960, a presidente da Conferência Vicentina de Santo António, em Barcelos, Eugénia Martins de Almeida, informou a Câmara Municipal da intenção de construir um bloco de dois pisos, com oito fogos, para alojar “famílias pobres que urgentemente precisam de ser instaladas em habitações salubres e higiénicas, embora modestas”. Para tal, a Conferência havia já adquirido uma parcela de terreno na Quinta do Olival, junto ao Bairro 1.º de Maio, então denominada Bairro Salazar. Em fevereiro do ano seguinte, o Gabinete de Estudos da Habitação da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais remetia à instituição as peças desenhadas de projetos-tipo para a construção de habitações. Não se encontrou documentação referente ao processo de construção das habitações e desconhece-se também o projeto finalmente adotado. A localização apresentada nesta página é especulativa, correspondendo a dois blocos de dois pisos localizados na área originalmente proposta pela Conferência para a construção do seu bloco.

    

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
post. 1961

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Morada
Rua de Santo António
Distrito Histórico (PT)
BragaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
DesconhecidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em agosto de 2025, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Catarina Ruivo para Arquitectura Aqui (2025) Casas da Conferência Vicentina de Stº António, Barcelos. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/61775/casas-da-conferencia-vicentina-de-st-antonio-barcelos

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).