Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Piscina do Pessegal, Barcelos

Antes da construção de uma piscina na Esplanada do Pessegal, em Barcelos, a população usufruía do Rio Cávado e, mais tarde, de uma piscina fluvial construída anualmente pelo clube desportivo de Barcelinhos, entre finais de maio e finais de setembro. A piscina era delimitada por estacaria, sobre a qual se assentavam uma passadeira e uma torre de saltos, e era descrita, no jornal O Barcelense, como “uma excelente piscina junto à ponte românica sobre o Cávado que une Barcelinhos a Barcelos, dotada de uma praia fluvial encantadora, com barravas e atrativos diversos". Este espaço traz ainda boas memórias à população que dele usufruiu: durante a aula aberta Arquitectura Aqui em Barcelos, os participantes recordaram o espaço junto ao rio, que funcionava como espaço de lazer e convívio ao longo de todo o ano. No verão, tinha parque infantil, baloiços e escorrega.

No entanto, em outubro de 1968, não se considerando possível a manutenção da piscina sobre o rio, “quer por imposição superior, quer pelos prejuízos que acarretam as constantes variações de caudal”, o Município decidiu construir uma nova piscina num terreno disponível na Esplanada do Pessegal, no qual se havia anteriormente situado um ringue de patinagem. A mudança de localização - de Barcelinhos para Barcelos -, não terá sido de aceitação unânime, que ilustra uma notícia de fevereiro de 1969 no jornal O Barcelense, na qual se argumentava pela construção da nova piscina em Barcelinhos: Se tem sido sempre uma coletividade barcelinense a fomentar o desporto da natação e esta se situa em Barcelinhos, se a praia fluvial, onde todos os jogos da areia se disputam, ficam na margem esquerda do Cávado e se os verdadeiros obreiros deste chamamento da juventude e remo são barcelinenses (…)".

O projeto avançou no mesmo terreno, em Barcelos. Em novembro de 1969, o presidente da Câmara Municipal solicitou ao Fundo de Fomento do Desporto a rápida comparticipação da obra, já que no Verão seguinte já não poderiam funcionar as instalações sobre o Cávado, “dado o agravamento dos prejuízos causados com as constantes variações do caudal do Rio, pela abertura dos conjuntos de descarga das diversas barragens hidroelétricas, construídas a montante”. No entanto, o Fundo apenas concedeu um subsídio para construção de uma nova piscina, com água tratada e aquecida e cobertura amovível, no início de 1971. Os trabalhos terão sido iniciados por volta de abril do mesmo ano e terminados apenas em 1975.

Desconhece-se a data de demolição, mas, em finais da década de 1980, encontrar-se-ia já em construção a atual Piscina Municipal de Barcelos.

   

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1999

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Hamlet
Pessegal
Former Distrito (PT)
BragaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
DemolidoStatus of Work

Forum

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2026, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. Conta ainda com a preciosa informação partilhada pelos vários participantes da aula aberta Arquitectura Aqui em Barcelos, realizada em 28 de maio de 2025, com a colaboração da Universidade Sénior de Barcelos, sobre o tema "História e Memória Coletiva: A construção da cidade de Barcelos no século XX, a partir dos seus edifícios públicos de uso quotidiano".

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2026) Piscina do Pessegal, Barcelos. Accessed on 04/02/2026, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/61786/piscina-do-pessegal-barcelos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).