Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Piscina do Pessegal, Barcelos

Antes da construção de uma piscina na Esplanada do Pessegal, em Barcelos, a população usufruía do Rio Cávado e, mais tarde, de uma piscina fluvial construída anualmente pelo clube desportivo de Barcelinhos, entre finais de maio e finais de setembro. A piscina era delimitada por estacaria, sobre a qual se assentavam uma passadeira e uma torre de saltos, e era descrita, no jornal O Barcelense, como “uma excelente piscina junto à ponte românica sobre o Cávado que une Barcelinhos a Barcelos, dotada de uma praia fluvial encantadora, com barravas e atrativos diversos". Este espaço traz ainda boas memórias à população que dele usufruiu: durante a aula aberta Arquitectura Aqui em Barcelos, os participantes recordaram o espaço junto ao rio, que funcionava como espaço de lazer e convívio ao longo de todo o ano. No verão, tinha parque infantil, baloiços e escorrega.

No entanto, em outubro de 1968, não se considerando possível a manutenção da piscina sobre o rio, “quer por imposição superior, quer pelos prejuízos que acarretam as constantes variações de caudal”, o Município decidiu construir uma nova piscina num terreno disponível na Esplanada do Pessegal, no qual se havia anteriormente situado um ringue de patinagem. A mudança de localização - de Barcelinhos para Barcelos -, não terá sido de aceitação unânime, que ilustra uma notícia de fevereiro de 1969 no jornal O Barcelense, na qual se argumentava pela construção da nova piscina em Barcelinhos: Se tem sido sempre uma coletividade barcelinense a fomentar o desporto da natação e esta se situa em Barcelinhos, se a praia fluvial, onde todos os jogos da areia se disputam, ficam na margem esquerda do Cávado e se os verdadeiros obreiros deste chamamento da juventude e remo são barcelinenses (…)".

O projeto avançou no mesmo terreno, em Barcelos. Em novembro de 1969, o presidente da Câmara Municipal solicitou ao Fundo de Fomento do Desporto a rápida comparticipação da obra, já que no Verão seguinte já não poderiam funcionar as instalações sobre o Cávado, “dado o agravamento dos prejuízos causados com as constantes variações do caudal do Rio, pela abertura dos conjuntos de descarga das diversas barragens hidroelétricas, construídas a montante”. No entanto, o Fundo apenas concedeu um subsídio para construção de uma nova piscina, com água tratada e aquecida e cobertura amovível, no início de 1971. Os trabalhos terão sido iniciados por volta de abril do mesmo ano e terminados apenas em 1975.

Desconhece-se a data de demolição, mas, em finais da década de 1980, encontrar-se-ia já em construção a atual Piscina Municipal de Barcelos.

   

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1999

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Sitio
Pessegal
Distrito Histórico (PT)
BragaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Saber y Fruición ˃ Deporte ˃ PiscinaTipología Funcional
Estado
DemolidoEstado del Edifício o Conjunto

Fórum

Documentación

Registros y Lecturas

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2026, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. Conta ainda com a preciosa informação partilhada pelos vários participantes da aula aberta Arquitectura Aqui em Barcelos, realizada em 28 de maio de 2025, com a colaboração da Universidade Sénior de Barcelos, sobre o tema "História e Memória Coletiva: A construção da cidade de Barcelos no século XX, a partir dos seus edifícios públicos de uso quotidiano".

Para citar este trabajo:

Catarina Ruivo para Arquitectura Aqui (2026) Piscina do Pessegal, Barcelos. Accedido en 04/02/2026, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/61786/piscina-do-pessegal-barcelos

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).