Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Escola Secundária Alcaides de Faria, BarcelosEscola Industrial e Comercial de Barcelos

Passada quase uma década da publicação da Lei n.º 2025 de junho de 1947, em novembro de 1956, a Câmara Municipal de Barcelos insistia junto do Ministro da Educação Nacional e do Governador Civil de Braga pela criação da escola técnica então prevista. Na comunicação então enviada, referiam-se extensão e densidade populacional do concelho que, com cerca de 80.000 habitantes, não dispunha de qualquer estabelecimento oficial de instrução para além das escolas primárias. Notava-se também a existência de importantes indústrias no concelho, de entre as quais se destacavam a têxtil, de serração, serralharia mecânica, marcenarias, metalurgia, cerâmica e bordados, assim como a necessidade de criação de emprego local para contrariar a emigração.

Embora esta comunicação referisse que o município já possuía um edifício construído para a instalação de uma Escola Técnica, com comparticipação do Estado, a Escola Industrial e Comercial de Barcelos, finalmente criada em setembro de 1957, instalou-se num edifício pré-existente: o antigo Palácio dos Mendanhas, arrendado à Comissão Fabriqueira Paroquial de Barcelos. No entanto, no ano curricular de 1958-59, o edifício já se mostrava pequeno para o número de alunos, pelo que tanto a direção da Escola como a Câmara Municipal de Barcelos solicitaram a construção de um edifício de raiz. No entretanto, foram instaladas salas no antigo edifício do Matadouro Municipal, em Barcelinhos, que havia sido recentemente substituído

A obra de construção de um edifício próprio para a Escola Industrial e Comercial só se iniciou em 1972, altura em que a mesma funcionava em quatro espaços distintos: a Casa dos Mendanhas, o edifício do antigo Matadouro, a Casa do Conde de Vilas-Boas e alguns pavilhões pré-fabricados junto ao edifício do Ciclo Preparatório

O edifício entrou em funcionamento em outubro de 1975. Ao longo da vida da Escola, nesta funcionaram o ciclo preparatório, cursos diurnos de formação feminina, formação de serralheiro, curso geral do comércio e aprendizagem de eletricista. Em 2025, o edifício funcionava como Escola Secundária.

  

Para uma descrição detalhada da história e atividade da Escola Industrial e Comercial de Barcelos, recomenda-se a leitura do livro "Escola Industrial e Comercial de Barcelos / Escola Secundária Alcaides de Faria, 1957-2007".

   

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1975

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Address
Av. João Duarte 405, 4750-175 Arcozelo
Former Distrito (PT)
BragaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Documentation

Records & Readings 2

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2026, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2026) Escola Secundária Alcaides de Faria, Barcelos. Accessed on 04/02/2026, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/63282/escola-secundaria-alcaides-de-faria-barcelos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).