Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casas de Magistrados, Lamego

No início de 1961, o presidente da Câmara Municipal de Lamego solicitou ao Ministro da Justiça a construção de habitação própria para a residência dos magistrados da comarca, que então habitavam em casas arrendadas que considerava não possuírem o mínimo de condições. Passado mais de um ano, a situação havia-se agravado após a criação do Círculo Judicial de Lamego, sem que o pedido tivesse merecido resposta por parte do Ministério. Só em novembro de 1963 foi concedido um subsídio pelo Ministério da Justiça para a construção de três casas para magistrados em Lamego, que ficariam a constituir propriedade da Câmara Municipal.

Ao longo de 1964 e até agosto de 1965, o projeto foi sendo elaborado pelo arquiteto Mário Borges de Araújo, a quem tinha sido atribuído por sugestão do Ministro da Justiça. O desenvolvimento do projeto foi prolongado pela alteração do terreno, inicialmente previsto na Avenida 5 de Outubro.

O projeto então definido foi considerado de orçamento excessivo pelas entidades superiores competentes, tendo sido aprovado apenas em agosto de 1966, após apelo pelo presidente da Câmara Municipal a que não se diminuísse a qualidade da obra, que seria implantada numa zona nova da cidade. Mesmo sem alteração do orçamento, o primeiro concurso público para adjudicação da obra ficou deserto de concorrentes e a obra foi finalmente adjudicada por um valor elevado face à base de licitação.

A obra encontrava-se terminada em outubro de 1968.

   

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1969
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

As Casas de Magistrados de Lamego situam-se numa zona central da cidade, na proximidade do Tribunal Judicial, construído em 1965. Encontram-se implantadas num terreno de declive acentuado, apresentando dois pisos na fachada principal e três na fachada das traseiras. A composição dos elementos que formam as três casas em banda confere-lhes individualidade: um volume mais baixo, prolongado por um espaço de alpendre, marca a entrada na habitação. As casas são revestidas em pintura branca texturada, mantendo alguns elementos em betão aparente e cantaria de pedra.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Address

Rua Doutor Justino Pinto Oliveira, Lamego

Former Distrito (PT)
ViseuFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Housing ˃ Employee Housing ˃ Magistrate HouseFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work
DesconhecidoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2025, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Casas de Magistrados, Lamego. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/63873/casas-de-magistrados-lamego

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).