Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício junto ao Parque Isidório Guedes, LamegoEscola Primária, Alvoraçães, Lamego

Em 1969, o edifício escolar então existente na cidade de Lamego - localizado na freguesia de Almacave - era considerado não adequado às necessidades dos seus utilizadores pela Câmara Municipal, a Delegação para as Obras de Construção de Escolas Primárias, e a população em geral. Em setembro desse ano, o Jornal do Comércio do Porto noticiava “mil crianças sem um só edifício escolar”, referindo que a única escola de que a cidade de Lamego dispunha havia sido recentemente evacuado por não oferecer condições de segurança, e que as crianças tinham sido instaladas em salas, oferecidas ou alugadas, sem condições pedagógicas nem o mínimo de conforto. Assim, em novembro de 1969, o Ministério das Obras Públicas aprovou a construção de dois blocos escolares de 12 salas, situando-se um em Alvoraçães, freguesia de Almacave, e o outro no Desterro, freguesia da Sé.

Em junho do ano seguinte, a Câmara Municipal de Lamego já havia celebrado contrato com o arquiteto João Cramês para a elaboração dos projetos das duas escolas, tendo finalizado o anteprojeto do edifício escolar de Alvoraçães em outubro do mesmo ano. Com parecer favorável da Direção das Instalações para o Ensino Primário, o anteprojeto foi aprovado pela Secretaria de Estado das Obras Públicas em maio de 1971. O projeto definitivo, apresentado pelo arquiteto em junho de 1971, foi aprovado em julho do ano seguinte. A obra foi adjudicada a Celestino Barata Martins em março de 1972, pela quantia de 4 868.290 escudos, tendo sido concluída dois anos depois, em março de 1974.

O antigo edifício escolar ela utilizado, em 2025, para instalação de diversas entidades públicas.

    

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1974
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

O edifício escolar de Alvoraçães, em Lamego, foi construído mediante projeto especificamente elaborado para o efeito, não tido sido considerados os projetos-tipo habituais. Tal deveu-se, de acordo com a Direção das Instalações para o Ensino Primário, não só devido ao facto de não existirem projetos-tipo com número de salas suficientes para as necessidades locais, mas também por se considerar que a escola se implantaria numa zona da cidade que importava valorizar urbanisticamente, sendo para isso importante que o edifício se integrasse no ambiente envolvente.

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O edifício escolar de Alvoraçães situa-se junto ao centro cívico da cidade de Lamego, próximo do edifício da Câmara Municipal e do Liceu Latino Coelho, e adjacente ao Parque Isidoro Guedes. O conjunto desenvolve-se em forma de E, ficando as 12 salas de aula distribuídas pelos dois pisos do corpo principal. Nos restantes corpos, térreos, preveem-se átrios de entrada, recreios cobertos, instalações sanitárias, arrecadações e sala polivalente. As circulações horizontais fazem-se através de galerias. O edifício foi construído em estrutura betão armado com paredes em tijolo, apresentando zonas de granito rústico nas fachadas.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Address

Av. das Acácias, 5100-070 Lamego

Former Distrito (PT)
ViseuFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Education ˃ Primary SchoolFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em novembro de 2025, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Catarina Ruivo for Arquitectura Aqui (2025) Edifício junto ao Parque Isidório Guedes, Lamego. Accessed on 16/12/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/63883/edificio-junto-ao-parque-isidorio-guedes-lamego

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).