Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Montalegre

A necessidade de construção de um Posto da Guarda Nacional Republicana em Montalegre fazia-se sentir desde, pelo menos, outubro de 1962, altura em que consta de uma informação da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização sobre a situação dos processos de obras a promover pela Câmara Municipal de Montalegre.

O processo de construção começou a desenrolar-se aproximadamente um ano e meio depois, datando um pedido de comparticipação da Câmara Municipal de Montalegre ao Ministério das Obras Públicas de fevereiro de 1964, a aprovação do projeto para o novo edifício por esse Ministério de agosto do mesmo ano e de setembro a aprovação de uma comparticipação de 210.000$00 (correspondente a um orçamento total de 600.250$00) pelo Fundo de Desemprego.

Por esta altura, a Câmara Municipal havia já adjudicado a obra pelo valor de 715.000$00, superior ao orçamento originalmente aprovado por ter sido alterado o projeto. Esta adjudicação foi homologada pelo Ministro das Obras Públicas em dezembro de 1965, notando-se que o aumento do orçamento não implicaria qualquer reforço da comparticipação.

Os trabalhos de construção do novo Posto da GNR iniciaram-se em dezembro de 1965. Entre finais de 1967 e fevereiro de 1968, o empreiteiro adjudicatário abandonou a obra, depois de executar parte do trabalho de pedreiro, pretendendo a Câmara Municipal de Montalegre rescindir o contrato e voltar a adjudicar os trabalhos restantes. Tendo sido retomados em maio de 1970, não há indicação de os trabalhos terem sido terminados antes de, em 1971, a Câmara Municipal ocupar o edifício com os seus Serviços Municipais e Repartição de Finanças, por decorrerem obras no edifício dos Paços do Concelho.

Em junho de 1977, o edifício encontrava-se desocupado pela Câmara e disponível para ser ocupado pela Guarda Nacional Republicana, sendo necessários trabalhos de reparação e beneficiação cujo projeto foi elaborado, em 1976, no Gabinete de Apoio Técnico do Alto Tâmega. A sua memória descritiva referia o estado do edifício: entrava água da chuva, havia humidade na placa, telhas partidas e deslocadas, pinturas deterioradas, vidros partidos.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Community

Location

Address
R. Avelar, Montalegre
Former Distrito (PT)
Vila RealFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Chronology of Activities

Activities 2

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Montalegre. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/@id/2460

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).