Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Montalegre

A necessidade de construção de um Posto da Guarda Nacional Republicana em Montalegre fazia-se sentir desde, pelo menos, outubro de 1962, altura em que consta de uma informação da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização sobre a situação dos processos de obras a promover pela Câmara Municipal de Montalegre.

O processo de construção começou a desenrolar-se aproximadamente um ano e meio depois, datando um pedido de comparticipação da Câmara Municipal de Montalegre ao Ministério das Obras Públicas de fevereiro de 1964, a aprovação do projeto para o novo edifício por esse Ministério de agosto do mesmo ano e de setembro a aprovação de uma comparticipação de 210.000$00 (correspondente a um orçamento total de 600.250$00) pelo Fundo de Desemprego.

Por esta altura, a Câmara Municipal havia já adjudicado a obra pelo valor de 715.000$00, superior ao orçamento originalmente aprovado por ter sido alterado o projeto. Esta adjudicação foi homologada pelo Ministro das Obras Públicas em dezembro de 1965, notando-se que o aumento do orçamento não implicaria qualquer reforço da comparticipação.

Os trabalhos de construção do novo Posto da GNR iniciaram-se em dezembro de 1965. Entre finais de 1967 e fevereiro de 1968, o empreiteiro adjudicatário abandonou a obra, depois de executar parte do trabalho de pedreiro, pretendendo a Câmara Municipal de Montalegre rescindir o contrato e voltar a adjudicar os trabalhos restantes. Tendo sido retomados em maio de 1970, não há indicação de os trabalhos terem sido terminados antes de, em 1971, a Câmara Municipal ocupar o edifício com os seus Serviços Municipais e Repartição de Finanças, por decorrerem obras no edifício dos Paços do Concelho.

Em junho de 1977, o edifício encontrava-se desocupado pela Câmara e disponível para ser ocupado pela Guarda Nacional Republicana, sendo necessários trabalhos de reparação e beneficiação cujo projeto foi elaborado, em 1976, no Gabinete de Apoio Técnico do Alto Tâmega. A sua memória descritiva referia o estado do edifício: entrava água da chuva, havia humidade na placa, telhas partidas e deslocadas, pinturas deterioradas, vidros partidos.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades 2

Ubicación

Comunidad
Morada
R. Avelar, Montalegre
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Propietario

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Montalegre. Accedido en 04/12/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/@id/2460

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).