Vila Viçosa
Vila Viçosa é uma comunidade alentejana, que, juntamente com Borba e Estremoz, constitui a chamada Zona do Mármore. O seu território abrange uma área de 194,86 km2 nos quais habitam 7 388 habitantes (segundo Censos 2021).
Foi um importante centro de poder durante a primeira metade do século XVII reunindo-se aí uma enorme corte ducal e estabelecendo-se a partir desse lugar a dinastia de Bragança, a grande laureada da Guerra da Restauração, consolidando-se como a seguinte e última dinastia monárquica portuguesa. Apesar de epicentro desta convulsão, perde importância ao longo da segunda metade do século XVII, atingindo ainda maior decadência durante a primeira república quando os lugares simbólicos da monarquia mais foram desdenhados.
Recuperar o seu estatuto apenas no século XX, aquando da reapropriação por parte do regime como lugar-mito, berço da contestação pela recuperação da autonomia e da "lusitanidade" através da guerra da restauração. Aí a cidade é fortemente alterada de maneira a enfatizar um certo esplendor institucional. É disto exemplo a zona da Praça de República com a Avenida Bento de Jesus Caraça em que quarteirões foram demolidos para libertar vistas, por um lado para a Igreja de São Bartolomeu, por outro para o Castelo de Vila Viçosa e onde foram implantados novos edifícios de representação como o Cineteatro (posteriormente Cineteatro Florbela Espanca), o Edifício da Caixa de Crédito Agrícola ou o Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT). Não muito distante desta intervenção, a sul, é possível encontrar ainda um interessante emparelhamento da Escola Básica de 1.º CEB do Castelo com uma curiosa Cantina Escolar bifurcada com fachada principal côncava.
Tem também imponência pela sua sumptuosidade e pompa, o edifício da Junta Autónoma de Estradas (posteriormente Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Patrimónios), que veio a ser flanqueado por uma outra obra que, ainda que não contemplada no âmbito do presente estudo, não deixa de ser um notável exemplar da história da arquitetura moderna portuguesa: a casa Barata dos Santos, dos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas.
Community facilities
Location
Documentation
Aceda aqui à página do Município de Vila Viçosa.
Aceda aqui à página do Arquivo Municipal de Vila Viçosa.
Esta comunidade foi estudada por João Cardim entre 2023 e 2024. A informação-síntese constante desta página foi redigida por Leandro Arez em março de 2025..
To quote this work:
João Cardim e Leandro Arez for Arquitectura Aqui (2025) Vila Viçosa. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/20896/vila-vicosa