Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Vila Viçosa

Vila Viçosa é uma comunidade alentejana, que,  juntamente com Borba e Estremoz, constitui a chamada Zona do Mármore. O seu território abrange uma área de 194,86 km2 nos quais habitam 7 388 habitantes (segundo Censos 2021).

Foi um importante centro de poder durante a primeira metade do século XVII reunindo-se aí uma enorme corte ducal e estabelecendo-se a partir desse lugar a dinastia de Bragança, a grande laureada da Guerra da Restauração, consolidando-se como a seguinte e última dinastia monárquica portuguesa. Apesar de epicentro desta convulsão, perde importância ao longo da segunda metade do século XVII, atingindo ainda maior decadência durante a primeira república quando os lugares simbólicos da monarquia mais foram desdenhados.

Recuperar o seu estatuto apenas no século XX, aquando da reapropriação por parte do regime como lugar-mito, berço da contestação pela recuperação da autonomia e da "lusitanidade" através da guerra da restauração. Aí a cidade é fortemente alterada de maneira a enfatizar um certo esplendor institucional. É disto exemplo a zona da Praça de República com a Avenida Bento de Jesus Caraça em que quarteirões foram demolidos para libertar vistas, por um lado para a Igreja de São Bartolomeu, por outro para o Castelo de Vila Viçosa e onde foram implantados novos edifícios de representação como o Cineteatro (posteriormente Cineteatro Florbela Espanca), o Edifício da Caixa de Crédito Agrícola ou o Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT). Não muito distante desta intervenção, a sul, é possível encontrar ainda um interessante emparelhamento da Escola Básica de 1.º CEB do Castelo com uma curiosa Cantina Escolar bifurcada com fachada principal côncava.

Tem também imponência pela sua sumptuosidade e pompa, o edifício da Junta Autónoma de Estradas (posteriormente Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Patrimónios), que veio a ser flanqueado por uma outra obra que, ainda que não contemplada no âmbito do presente estudo, não deixa de ser um notável exemplar da história da arquitetura moderna portuguesa: a casa Barata dos Santos, dos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 39

Location

Former Distrito (PT)
ÉvoraFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 2
Suggestions and Links

Aceda aqui à página do Município de Vila Viçosa.

Aceda aqui à página do Arquivo Municipal de Vila Viçosa.

Esta comunidade foi estudada por João Cardim entre 2023 e 2024. A informação-síntese constante desta página foi redigida por Leandro Arez em março de 2025..

To quote this work:

João Cardim e Leandro Arez for Arquitectura Aqui (2025) Vila Viçosa. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/20896/vila-vicosa

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).