Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Lamego

O concelho de Lamego situa-se a sul do rio Douro, numa unidade de paisagem que se caracteriza por uma atividade humana intensa, com aproveitamento dos recursos existentes. Com 165 km², é um concelho pequeno, de urbanização densa, mas dispersa. No seu estudo para o Plano Geral de Urbanização da cidade, em 1979, o arquiteto Arménio Losa explicava que a cidade de Lamego assumiu, na sua região, a função de entreposto comercial, o que sustentou o seu desenvolvimento. No entanto, a instalação da Companhia dos Vinhos no Peso da Régua - com relação mais franca com o rio e, mais tarde, servido de linha de comboio - no século XVIII, Lamego foi perdendo importância. A sua população tem vindo a diminuir desde a década de 1960 e a maior parte da população ativa do concelho encontra-se empregada no setor terciário.

Mantém-se, no entanto, uma cidade marcada por um património edificado de grande qualidade, que foi levando as entidades competentes a salientar o seu potencial turístico ao longo do século XX. Embora já sem a importância comercial que anteriormente tivera, Lamego conheceu um desenvolvimento importante no século XX; a cidade expandiu e o seu centro consolidou-se, em grande medida, associado à construção de equipamentos públicos e de habitação económica ou de renda moderada, financiada por entidades públicas. No seu centro cívico, entre a Avenida Visconde Guedes Teixeira e o rio Balsemão, encontram-se edifícios de utilização coletiva construídos entre as décadas de 1940 e 1980, tal como o edifício dos CTT, o Tribunal Judicial, o Mercado Municipal e a Central de Camionagem. A expansão urbana a noroeste desta avenida é marcada por um conjunto de edifícios de habitação apoiada. O mais central foi concluído em 1959, sendo de promoção da Federação das Caixas de Previdência - Habitação Económica. A poente, encontram-se antigas Casas de Magistrados; a norte, outro agrupamento de Casas de Renda Económica. Uma nova zona da cidade desenvolve-se em torno do Quartel dos Bombeiros, rodeado por habitação municipal e para funcionários públicos, e um conjunto habitacional do Fundo de Fomento da Habitação.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 46

Location

Former Distrito (PT)
ViseuFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 4

Resources

Image

Esta comunidade encontra-se em estudo. Em breve será disponibilizada mais informação. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta comunidade e os seus edifícios, por favor envie-nos o seu contributo.  

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2026) Lamego. Accessed on 04/02/2026, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/60958/lamego

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).