Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Lamego

O concelho de Lamego situa-se a sul do rio Douro, numa unidade de paisagem que se caracteriza por uma atividade humana intensa, com aproveitamento dos recursos existentes. Com 165 km², é um concelho pequeno, de urbanização densa, mas dispersa. No seu estudo para o Plano Geral de Urbanização da cidade, em 1979, o arquiteto Arménio Losa explicava que a cidade de Lamego assumiu, na sua região, a função de entreposto comercial, o que sustentou o seu desenvolvimento. No entanto, a instalação da Companhia dos Vinhos no Peso da Régua - com relação mais franca com o rio e, mais tarde, servido de linha de comboio - no século XVIII, Lamego foi perdendo importância. A sua população tem vindo a diminuir desde a década de 1960 e a maior parte da população ativa do concelho encontra-se empregada no setor terciário.

Mantém-se, no entanto, uma cidade marcada por um património edificado de grande qualidade, que foi levando as entidades competentes a salientar o seu potencial turístico ao longo do século XX. Embora já sem a importância comercial que anteriormente tivera, Lamego conheceu um desenvolvimento importante no século XX; a cidade expandiu e o seu centro consolidou-se, em grande medida, associado à construção de equipamentos públicos e de habitação económica ou de renda moderada, financiada por entidades públicas. No seu centro cívico, entre a Avenida Visconde Guedes Teixeira e o rio Balsemão, encontram-se edifícios de utilização coletiva construídos entre as décadas de 1940 e 1980, tal como o edifício dos CTT, o Tribunal Judicial, o Mercado Municipal e a Central de Camionagem. A expansão urbana a noroeste desta avenida é marcada por um conjunto de edifícios de habitação apoiada. O mais central foi concluído em 1959, sendo de promoção da Federação das Caixas de Previdência - Habitação Económica. A poente, encontram-se antigas Casas de Magistrados; a norte, outro agrupamento de Casas de Renda Económica. Uma nova zona da cidade desenvolve-se em torno do Quartel dos Bombeiros, rodeado por habitação municipal e para funcionários públicos, e um conjunto habitacional do Fundo de Fomento da Habitação.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Equipamiento de la comunidad

Edificios y Conjuntos 46

Ubicación

Distrito Histórico (PT)
ViseuDistrito Histórico (PT)

Documentación

Registros y Lecturas 4

Recursos

Imagen

Esta comunidade encontra-se em estudo. Em breve será disponibilizada mais informação. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta comunidade e os seus edifícios, por favor envie-nos o seu contributo.  

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2026) Lamego. Accedido en 04/02/2026, en https://arquitecturaaqui.eu/es/comunidades/60958/lamego

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).