Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Grémio da Lavoura de Moncarapacho

Uma pasta simples correspondente ao exemplar do projeto de arquitetura enviado à Junta de Colonização Interna (JCI), constituído por memória descritiva; estimativa orçamental e peças desenhadas (planta de localização, plantas de pisos, alçados e cortes); acompanhado de cópia do orçamento ordinário previsto para o ano de 1972 e cópia da ata da sessão do Conselho Geral do Grémio da Lavoura de Moncarapacho (GLM) de 28 de novembro de 1971.  

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
Title of File
Grémio da Lavoura de Moncarapacho
Start-End Years
1970-1971
Location Mentioned
Initial Reference
Processo n.º 19912 [JCI]
Other References
MA 1847
File Producer

Analysis

First Date Recorded in File
1970.02.16
Last Date Recorded in File
1971.11.28
Requester / Benefiter
Architectural Design
Jorge Morgado André Engenheiro CivilPerson
Structural Design
Jorge Morgado André Engenheiro CivilPerson
Reading Note

1970.02.26 - Memória Descritiva do projeto, assinada pelo engenheiro civil Jorge Morgado André, referindo que o Grémio da Lavoura de Moncarapacho (GLM) adquiriu na principal artéria da localidade um lote de terreno para construir um edifício para a nova sede da instituição, a qual pudesse responder às diversas necessidades dos serviços disponibilizados pelo grémio aos seus associados.

Morgado André, respondendo ao programa estabelecido, procura "resolver satisfatoriamente e de modo funcional as necessidades dos serviços que nele vão ser instalados. Esteticamente, optou (…) pelo estilo tradicional, mais consentâneo com a função específica do edifício.

O edifício desenvolve-se em dois pisos: armazém amplo no piso térreo para garagem dos veículos agrícolas do Grémio; e piso superior devidamente compartimentado para receber: “Serviços de Expediente, Escrituração, Arquivo, Gabinete da Direção e Sala de Reuniões (…), instalações sanitárias (…) situadas de tal modo que sirvam este piso na generalidade e com acesso direto do interior”. O acesso ao segundo piso faz-se-á pela rua, através de dois lanços de escadas contínuos e a ventilação e iluminação dos compartimentos interiores far-se-á pelo tardoz criando-se um logradouro para o efeito onde também se localizará a escada que dará acesso à varanda.

A construção “far-se-á a partir de uma estrutura resistente de betão armado em vigas e pilares, (…) sendo as paredes de alvenaria de tijolo de barro, na totalidade, assentes em fundações de alvenaria hidráulica (…). O piso intermédio e a cobertura, serão constituídos por lajes de betão armado, aligeirado o 1º e maciça a 2ª, (…).

Relativamente ao tipo de acabamento, Morgado André, parece não olhar a custos, pois refere-os como sendo “da melhor qualidade”: mosaicos de mármore e marmorite; parquet de madeiras exóticas e carpintaria interior de macacaúba, lambris de mármore e marmorite envernizados e de várias cores; paredes exteriores revestidas a cantaria, nos lambris, socos e nos aros de portas e janelas e carpintaria em madeira de mogno. A “melhor qualidade” estende-se inclusive aos materiais para a instalação das redes de águas, esgotos e eletricidade para os quais, refere o projetista, “serão empregues os melhores materiais existentes no mercado para o efeito”.

A estimativa orçamental foi calculada em 680.214$10 escudos.

1971.03.31Orçamento, assinado pelo autor do projeto o engenheiro civil Jorge Morgado André, no valor total de 641.606$00 esc., sendo 33.390$95 esc. correspondente ao valor do projeto.

1971.11.11 - Apresentação de orçamento ordinário do GLM para o ano de 1972, assinado pela direção: J. P. H. Correia (presidente), M. S. V. Correia (tesoureiro) e J. S. Rosa (vogal secretário), comprovando a capacidade financeira da instituição.

28.11.1971 – Aprovação unanime em reunião do Conselho Geral do Grémio da Lavoura, para: alocar verbas para despesas de licença de construção e do projeto da futura sede; para contrair um empréstimo na Junta de Colonização Interna no valor de 300.000$00 esc. para as obras de construção; e para pedir a assistência financeira do Estado através do Fundo de Desemprego.

Observations

O projeto constante neste processo veio a ser posteriormente remodelado por determinação superior.

A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em abril de 2024, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Grémio da Lavoura de Moncarapacho. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/23725/gremio-da-lavoura-de-moncarapacho

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).