Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Plano de Urbanização do Rossio ao Sul do Tejo, Bairro Económico

Conjunto de documentação organizada dentro de uma folha branca, onde se registou a designação “Plano de Urbanização do Rossio ao Sul do Tejo, Bairro Económico” e a data 1960. Contém correspondência entre a Câmara Municipal de Abrantes, o arquiteto Duarte Castel Branco e o arquiteto urbanista Fernando Távora, assim como respostas do último a reclamações relativas ao Anteplano de Urbanização de Rossio ao Sul do Tejo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
AdministrativoType of File
Title of File
Plano de Urbanização do Rossio ao Sul do Tejo, Bairro Económico
Start-End Years
1960-1965
File Producer

Analysis

First Date Recorded in File
1960.05.11
Last Date Recorded in File
1965.11.28
Intervention / Assessment
Duarte Castel-Branco Arquiteto 1960Person
Fernando Távora Arquiteto Urbanista Plano Urbanização 19601965Person
Political Decision
António de Oliveira Mateus Presidente CMA 1960Person
Reading Note

1960.05.11 - Comunicação do presidente da Câmara Municipal de Abrantes (CMA), António de Oliveira Mateus, ao arquiteto Duarte Castel Branco, com a qual remete um exemplar da planta da propriedade que a CMA pretende adquirir para a construção de um agrupamento de Casas Económicas em Rossio ao Sul do Tejo. Informa-se que a mesma planta foi enviada à Direção dos Serviços de Construção da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN/DSC) para apreciação.

A planta em anexo assinala um terreno junto à estrada nacional 118 que corresponde, em 2024, à Rua de São João Operário.

1960.07.11 - A CMA remete ao arquiteto Duarte Castel Branco a transcrição do ofício emitido pela DGEMN sobre a construção de um agrupamento de Casas Económicas em Rossio ao Sul do Tejo. O ofício informa que o terreno é satisfatório, considerando-se que “permite não só as construções previstas, mas ainda a consideração de uma segunda fase”. O ofício refere também que o estudo em elaboração se encontra praticamente concluído.

1960.08.31 - Comunicação do arquiteto urbanista Fernando Távora ao presidente da CMA, com a qual remete “esquema da distribuição dos lotes para a implantação do agrupamento de Casas Económicas por parte da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, no terreno recentemente adquirido pela Câmara Municipal”.

1965.11.28 - Comunicação do arquiteto urbanista Fernando Távora ao presidente da CMA, na qual se refere um ofício de 1965.11.08 da CMA, “relativo à pretensão da União de Padarias do Rossio ao Sul do Tejo e Pego Lda.” e se informa “que do ponto de vista urbanístico parece não haver inconveniente na utilização proposta para o lugar”. Indica-se que se dever obedecer às prescrições urbanísticas de afastamento aos limites de propriedade, aos índices de ocupação e volumétrico.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Plano de Urbanização do Rossio ao Sul do Tejo, Bairro Económico. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/35426/plano-de-urbanizacao-do-rossio-ao-sul-do-tejo-bairro-economico

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).