Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casa do Povo de Geraz do Lima, Distrito de Viana do Castelo

Conjunto de documentação textual referente a inspeções realizadas à Casa do Povo de Geraz do Lima, em Viana do Castelo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Archive / Library
Type of File
Title of File
Casa do Povo de Geraz do Lima, Distrito de Viana do Castelo
Start-End Years
1953-1970
Location Mentioned
Viana do CasteloFormer Distrito (PT)

Analysis

First Date Recorded in File
1953.03.23
Last Date Recorded in File
1970.01.12
Reading Note

1953.03.23 - Relatório de inspeção ordinária à Casa do Povo de Geraz do Lima, elaborado pelo subinspetor da Inspeção dos Organismos Corporativos (IOC), Albino António de Melo.

A Casa do Povo de Geraz do Lima foi fundada em 1943 e abrange as freguesias de Moreira de Geraz do Lima, Santa Maria de Geraz do Lima e Santa Leocádia de Geraz do Lima.

Encontra-se instalada em casa arrendada, que ocupa desde 1949, pela qual paga a renda mensal de 100$00. As instalações são bastante frequentadas pelos sócios e consideram-se boas, consistindo de “dois salões bastante espaçosos, posto médico e um gabinete da direcção, no qual trabalha também o escriturário”. No entanto, o senhorio deseja que a Casa do Povo deixe as instalações, e tem vindo a recusar receber a renda.

A Casa do Povo providencia benefícios de previdência e assistência, assim como de assistência médica (apenas uma vez por semana na sede da Casa do Povo, o que se considera pouco).

1956.02.28 - Relatório de inspeção ordinária realizada à Casa do Povo de Geraz do Lima, elaborado pelo subinspetor da IOC, Vítor Dias Guerreiro, após receção de carta acusatória pela Junta Central das Casas do Povo.

Este relatório refere que a sede ocupa “uma casa que é verdadeiramente uma ‘casa do lavrador’, até pela sua localização - dentro de uma cerca”, tendo poucas condições. (O inspetor nota, no entanto, já ter visto pior.)

1970.01.12 - Relatório de inspeção ordinária à Casa do Povo de Geral do Lima, elaborado pelo subinspetor João Vitorino Abranches Monteiro.

Refere-se que a casa do povo tem cerca de 600 sócios, notando-se uma diminuição no seu número.

Sobre a sede, indica-se ter sido construído um edifício de raiz, sem encargos para o organismo, cujo custo ascendeu a 492.682$30. O Fundo Comum das Casas do Povo subsidiou a aquisição de mobiliário em 1967 e 1968, num total de 14.000$00. Considera-se que a sede “satisfaz perfeitamente”. Após a sua inauguração, procurou-se manter a sede “aberta durante o maior período de tempo possível”.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Casa do Povo de Geraz do Lima, Distrito de Viana do Castelo. Accessed on 22/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/46643/casa-do-povo-de-geraz-do-lima-distrito-de-viana-do-castelo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).