Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Casa do Povo de Geraz do Lima, Distrito de Viana do Castelo

Conjunto de documentação textual referente a inspeções realizadas à Casa do Povo de Geraz do Lima, em Viana do Castelo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Archivo / Biblioteca
Tipo de Expediente
Relatórios de InspeçõesTipo de Expediente
Designación del Expediente
Casa do Povo de Geraz do Lima, Distrito de Viana do Castelo
Años Inicio-Final
1953-1970
Ubicación Referida
Viana do CasteloDistrito Histórico (PT)

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1953.03.23
Última Fecha Registrada Expediente
1970.01.12
Financiamiento
Síntesis de Lectura

1953.03.23 - Relatório de inspeção ordinária à Casa do Povo de Geraz do Lima, elaborado pelo subinspetor da Inspeção dos Organismos Corporativos (IOC), Albino António de Melo.

A Casa do Povo de Geraz do Lima foi fundada em 1943 e abrange as freguesias de Moreira de Geraz do Lima, Santa Maria de Geraz do Lima e Santa Leocádia de Geraz do Lima.

Encontra-se instalada em casa arrendada, que ocupa desde 1949, pela qual paga a renda mensal de 100$00. As instalações são bastante frequentadas pelos sócios e consideram-se boas, consistindo de “dois salões bastante espaçosos, posto médico e um gabinete da direcção, no qual trabalha também o escriturário”. No entanto, o senhorio deseja que a Casa do Povo deixe as instalações, e tem vindo a recusar receber a renda.

A Casa do Povo providencia benefícios de previdência e assistência, assim como de assistência médica (apenas uma vez por semana na sede da Casa do Povo, o que se considera pouco).

1956.02.28 - Relatório de inspeção ordinária realizada à Casa do Povo de Geraz do Lima, elaborado pelo subinspetor da IOC, Vítor Dias Guerreiro, após receção de carta acusatória pela Junta Central das Casas do Povo.

Este relatório refere que a sede ocupa “uma casa que é verdadeiramente uma ‘casa do lavrador’, até pela sua localização - dentro de uma cerca”, tendo poucas condições. (O inspetor nota, no entanto, já ter visto pior.)

1970.01.12 - Relatório de inspeção ordinária à Casa do Povo de Geral do Lima, elaborado pelo subinspetor João Vitorino Abranches Monteiro.

Refere-se que a casa do povo tem cerca de 600 sócios, notando-se uma diminuição no seu número.

Sobre a sede, indica-se ter sido construído um edifício de raiz, sem encargos para o organismo, cujo custo ascendeu a 492.682$30. O Fundo Comum das Casas do Povo subsidiou a aquisição de mobiliário em 1967 e 1968, num total de 14.000$00. Considera-se que a sede “satisfaz perfeitamente”. Após a sua inauguração, procurou-se manter a sede “aberta durante o maior período de tempo possível”.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Casa do Povo de Geraz do Lima, Distrito de Viana do Castelo. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/46643/casa-do-povo-de-geraz-do-lima-distrito-de-viana-do-castelo

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).