Casa do Povo de Santa Vitória
Conjunto de documentação solta, organizada dentro de papel branco. Contém correspondência e relatórios relativos a visitas de inspeção à Casa do Povo de Santa Vitória, Beja, pela Direção-Geral do Trabalho e Corporações / Inspeção dos Organismos Corporativos, entre 1952 e 1973.
Identification
Analysis
1952.09.24 – Data do registo do relatório de inspeção ordinária n.º 1170, da autoria do subinspetor António Pereira da Inspeção dos Organismos Corporativos, ao funcionamento, serviços e instalações da Casa do Povo de Santa Vitória, em Beja. Refere-se:
“A sede da Casa do Povo, instalada em edifício próprio, recentemente construído na freguesia de Santa Vitória, custou cerca de 300 contos·e foi largamente comparticipado pelo Fundo de Desemprego e F.C.C.P. [Fundo Comum das Casas do Povo]
O posto medico privativo, funcionando numa das dependências do edifício, está razoavelmente apetrechado. O mobiliário, ainda em certos aspectos insuficiente, satisfaz mediocremente aos fins em vista.”
E entre as conclusões:
I - A Casa do Povo de Santa Vitoria goza de razoável ambiente entre os beneficiários, abrangendo considerável população rural na freguesia.
II - A situação financeira do organismo tem evoluído favoravelmente a partir de 1947, principalmente desde os meados do ano de 1949, altura em que se começaram a cobrar cotas dos contribuintes de quantitativos maia elevados, segundo o novo acordo com o Grémio da Lavoura local.
III - A despeito das elevadas quantias despendidas com a construção do edifício da sede, aliás comparticipada com valiosos donativos do Fundo do Desemprego e do F.C.C.P., a ação desenvolvida pela Casa do Povo no campo da previdência e assistência tem sido fecunda e eficaz na contribuição dada para o bem estar sanitário e material dos sócios efectivos e respetivas famílias.”
Resources
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2024) Casa do Povo de Santa Vitória. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/54414/casa-do-povo-de-santa-vitoria