Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Projeto da Sede da Associação Recreativa Penichense

Conjunto de documentação textual e gráfica relativa ao projeto da sede da Associação de Educação Física, Cultural e Recreativa Penichense, e a pedidos de financiamento para conclusão da construção.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Type of File
Start-End Years
1964-1971
Location Mentioned
Initial Reference
Documentação não tratada arquivisticamente

Analysis

First Date Recorded in File
0196.04
Last Date Recorded in File
1971.05.31
Architectural Design
Construction and Equipment
António Gomes Machado Empreiteiro 1970Person
Reading Note

1964.04: Memória descritiva e justificativa do projeto da sede da Associação Recreativa Penichense, assinada pelo arquiteto Ferrão de Oliveira [embora, na capa onde se integra o documento, também conste o nome do arquiteto Mateus Júnior]. Os sócios e dirigentes há muito desejam construir um novo edifício para a sede da associação “que possa satisfazer às necessidades actuais e futuras em todos os campos da sua actividade”, tendo fornecido o programa que serviu de base ao estudo. Informa que o terreno, numa zona de expansão da vila, foi cedido pela Câmara Municipal de Peniche. Devido aos elevados custos implicados pela extensão da obra, realizar-se-á por fases “com o auxílio certo de todos os Penichenses”,  dependentes dos fundos disponíveis. Prevê-se instalação de serviços administrativos (secretaria, sala da direção, sala de reserva/reuniões), instalações para sócios habitação do permanente no piso inferior, e o 1.º piso é ocupado pelo ginásio que servirá também como salão de festas e de baile e anexos. O edifício distribui-se, assim, por dois pisos, e numa zona chegará a 3 pisos com aproveitamento do elevado pé direito. “A expressão plástica do edifício pretende traduzir fielmente o que se passa interiormente”. São especificados os materiais. Existe um desenho de implantação, sem data.

1966.12.04: Memorial da autoria da direção da associação, dirigido ao Ministro das Obras Públicas. Fundada em 1902, “firmou-se como um valioso centro de irradiação cultural que tem beneficiado toda a população de Peniche, em especial as camadas populares que constituem a maior parte da sua numerosa massa associativa”. Tem como aspiração a construção de uma nova sede, para desenvolvimento das modalidades atuais e alargar a ação a modalidades de carácter gimnodesportivo, particularmente dirigidas à juventude da vila. A associação deu início à construção da 1.ª fase do edifício em terrenos excecionalmente cedidos pela câmara municipal, com recurso a verbas juntando dádivas e quotas dos associados (660.000$00) e crédito (755.000$00). A obra terá de ficar paralisada devido às dificuldades financeiras da associação perante as obrigações com o crédito contraído, necessitando angariar fundos. Refere-se que a 1.ª fase exclui acabamentos, sendo a conclusão apenas possível com a execução da 2.ª fase (no valor de mais de 1.000.000$00). Assim, solicita-se comparticipação ou subsídio para concretizar o empreendimento.

1967.08.29: A associação dirige-se ao Governador Civil de Leiria acerca da aprovação dos novos estatutos, necessários para a concessão de subsídios para conclusão da construção da sede.

1967.10.03: A associação dirige-se ao diretor-geral da Educação Física, Desportos e Saúde Escolar a propósito da necessidade de alteração dos seus estatutos. A eventual concessão de subsídios pela câmara municipal para conclusão da obra depende dessa alteração. Aguardam também resposta sobre o pedido feito ao MOP.

1967.11.22: Aprovação dos novos estatutos da associação pelo Ministro da Educação Nacional.

1969.11.30: A associação dirige-se ao Comendador Artur Cupertino de Miranda, presidente do Conselho de Administração do Banco Português do Atlântico. Expõem a história e a missão da associação, que empreendeu a edificação da sede própria em 1965. Atualmente, “esgotados os recursos económicos (…) amealhados”, torna-se impossível concluir a obra, “nem sequer aproveitar uma comparticipação do Estado, já concedida, no valor de 25% (250 contos) dos trabalhos ainda por executar”. Assim, solicitam apoio financeiro do banco, carecendo de um empréstimo de 1.200.000$00; como garantia, propõem a hipoteca do imóvel. O empréstimo vem a ser concretizado.

1970.07.31: Contrato de adjudicação de empreitada entre a associação e o construtor civil António Gomes Machado, para acabamentos do edifício pelo valor de 1.338.000$00.

1970.09 / 1970.10: Formulários do Comissariado do Desemprego (delegação em Leiria) atestando que vários desempregados irão exercer funções de apontador na obra de construção da sede da associação.

1971.05.31: Ofício da direção da Associação de Educação Física, Cultural e Recreativa Penichense dirigido ao presidente da Assembleia Geral. Identifica-se que o empreiteiro da obra do edifício é António Gomes Machado, havendo um atraso no cumprimento do contrato relativamente à execução da 2.ª fase da obra da sede.

S.d.: Plantas do edifício (da cave ao 4.º andar), escala 1/100, com carimbo dos Serviços Municipais de Habitação da Câmara Municipal de Peniche. Destaca-se, no 4.º andar, a inclusão de uma sala de cinema com 120 lugares e, ao nível da cave e rés-do-chão, um tanque de aprendizagem para natação.

Observations

A consulta desta documentação foi gentilmente possibilitada pela direção da Associação de Educação Física, Cultural e Recreativa Penichense.

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Projeto da Sede da Associação Recreativa Penichense. Accessed on 04/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/65037/projeto-da-sede-da-associacao-recreativa-penichense

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).