Posto da Guarda Fiscal da Moita [1]
Pasta de papel, com inscrições manuscritas a grafite, relativas às referências arquivísticas e a inscrição “Moita” ao centro.
Identification
Analysis
1950.08.19: A Câmara Municipal da Moita (CMM) considera aceitável a localização proposta para o posto da Guarda Fiscal, num terreno ao fundo da Rua 5 de Outubro, abrangendo todo o cais e observando a entrada e saída de barcos. O local escolhido pelo urbanista não se considera adequado “por não atender ao aspecto económico, visto exigir uma transformação completa daquela área o que exige algumas expropriações”.
1950.09.29: Ofício do Diretor do Serviço de Obras da Administração Geral do Porto de Lisboa, F. Santos Silva, apreciando a localização proposta para o Posto da Guarda Fiscal da Moita. A proposta da CMM está “muito afastada do actual cais”, e a da DGSU aproxima-se do cais e harmoniza com o conjunto urbanístico estudado.
1951.02.05: Há conflitos entre os pareceres da CM e da AGPL e a proposta da DGSU, devendo essas entidades resolver o problema. Há despacho concordante do Subsecretário de Estado das Obras Públicas.
To quote this work:
Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Posto da Guarda Fiscal da Moita [1]. Accessed on 12/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/66053/posto-da-guarda-fiscal-da-moita-1