Construção da Casa do Povo de Santa Catarina da Fonte do Bispo
Identification
Analysis
1944.12.01 - Elaboração do projeto de arquitetura nos Serviços de Arquitetura e Urbanismo da Junta de Província do Algarve, no qual o arquiteto Jorge Oliveira procurou responder "ao desejo expresso pela Direção da Casa do Povo de Santa Catarina da Fonte do Bispo, em obter-se um edifício que, pela sua composição, refletisse mais vincadamente a graça e engenho típicos da arquitetura tão profundamente regional e consequentemente o tipo de construção plenamente adaptado ao ambiente local...". Respeitando as normas estabelecidas para este tipo de equipamento social, segundo autor, da combinação entre os parcos elementos decorativos e a sobriedade estrutural da composição arquitetónica "...resultou certa espontaneidade de profundo sentido utilitário, e sobretudo, humana, exigido pelas necessidades e condições de vida campesina, ressaltando-lhe o pretendido pitoresco regional."
Segundo o projeto o edifício foi dotado de: vestíbulo, Gabinete médico privativo; sala de observações e tratamentos; serviços de secretaria; sala de reuniões; sala de leitura; salão de festas; armazém para alfaias agrícolas; e instalações sanitárias diferenciadas para ambos os sexos. A entrada é recuada sob arcada, o espaço exterior, cercado por muro, é dotado de terraço fronteiro ao salão e mais afastado um pequeno campo de jogo.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2024) Construção da Casa do Povo de Santa Catarina da Fonte do Bispo. Accessed on 22/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/files/8692/construcao-da-casa-do-povo-de-santa-catarina-da-fonte-do-bispo