Conversa anónima-01, Lousada
Identification
Content
Conversa com uma profissional da Coopagri de Lousada. Agradecemos a sua generosidade ao procurar um momento para conversar connosco. Seguem-se algumas das informações partilhadas durante a conversa.
Cooperativa Agrícola
Na parte de cima do atual armazém aberto ao publico (em frente do supermercado) havia escritórios. No rés do chão estava o supermercado.
Outras questões - Lousada
Antes existiam postos de leite, os ganadeiros entregavam a leite a Agros e estava centralizado. Depois os postos foram fechados e a produção de leite diminuiu drasticamente. É muito caro ter essas máquinas e só tem os grandes proprietários, não as pequenas produções.
No seu gabinete apoiam aos agricultores com os processos burocráticos, como subsídios, convocatórias, inspeções, etc. Trata-se de um apoio importante para os agricultores porque eles não conseguem fazer tudo.
De acordo com a sua experiência, constata que a entrada a UE mudou muitas infraestruturas em Lousada. A mudança mais notável para os agricultores foram muitos requerimentos para a produção, o que dificultou a continuidade da agricultura na zona. Antes era mais fácil a produção, mas também a distribuição. Experimentou-se um decréscimo muito forte da agricultura na zona. A produção agora é muito difícil. Não há produção agropecuária aqui (não como antes).
Comenta que mais do que os subsídios, é importante facilitar o trabalho aos agricultores e ganadeiros, como o transporte, a maquinaria, as regulamentações sobre os animais, a distribuição.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa informal mantida em setembro de 2024.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2024) Conversa anónima-01, Lousada. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/notes-from-observation-or-conversation/50226/conversa-anonima-01-lousada