Entrevista a Filipe Silva, Vila Nova de Anha, Viana do Castelo
Identification
Content
Entrevista com Filipe Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha. Desde a iniciativa Arquitectura Aqui agradecemos sinceramente a sua colaboração e amabilidade em conversar connosco e facilitar-nos ajuda e informação preciosa para a nossa investigação. Seguem-se algumas das informações partilhadas durante a entrevista.
Centro Parroquial
O centro paroquial foi concluído em 1988. Os terrenos foram doados para o Centro Paroquial e parte vendidos para a Junta de Freguesia.
Ficam na rua principal da freguesia, e existia, por baixo, uma passagem que dava acesso ao cemitério. A rua foi consolidada e fechou-se a passagem, foi nessa altura (1984-1988, incerto) que se criou o rés-do-chão da Junta da Freguesia.
Edifício da Junta de Freguesia
O edifício da Junta existia já antes de 1985 [período do nosso estudo], mas não era Junta de Freguesia, foi renovado para esse fim posteriormente. A parte de cima do edifício sempre foi usada como Junta de Freguesia. A parte de baixo foi tendo várias finalidades. Até 2023 foi sede de uma associação desportiva, durante as obras que estavam a ser feitas no campo de futebol. Atualmente a associação desportiva mudou as suas instalações para outro sítio, para que se instale ali uma associação musical. Em 2012 ou 2013 foram criados os CTT, que atualmente estão situados numa parte do rés-do-chão. O espaço é cedido pela Junta de Freguesia.
No ano 2024 o edifício alberga Junta de Freguesia, CTT e associação musical. Está previsto que a Junta de Freguesia saia deste edifício e a associação musical -já instalada no salão do rés-do-chão- fique com as instalações. Desta maneira, a escola de música ficaria no primeiro andar e a orquestra e banda ficaria no rés-do-chão.
Casa do Povo
A Casa do Povo encontra-se dentro de um conjunto de edifícios com certa ligação entre si: a Casa do Povo, a Junta de Freguesia e o Centro Parroquial. Até os anos 1975-80 só existia a Casa do Povo na zona, o resto eram terrenos.
A Casa do Povo sofreu várias alterações. A matriz do edifício sempre foi a mesma, mas foi tendo valências diferentes ao longo dos anos. Como aconteceu históricamente em Portugal, começou com a antiga Caixa de Previdência, que era o antigo sistema de Segurança Social.
Nos anos 60 existiu na Casa do Povo uma banda de música, que foi a primeira que existiu em Vila Nova de Anha. Depois foi extinta e só nos anos 2000 foram criadas as duas bandas que existem hoje.
Foi criada lá a Extensão de Saúde até fim dos anos 80, quando é criado o Centro Social paroquial. Nesse momento, a Extensão de Saúde passa para lá, por ser um edifício com melhores condições.
No ano 1983 foi criado o Rancho Folclórico, e nos anos 90 o grupo de teatro. Estas duas atividades continuam até hoje. Foram crescendo, ao longo dos últimos anos tiveram algumas atividades de tipo físico, como ginástica funcional, pilates ou dança, a través de pessoas que alugam o espaço e praticam atividades com turmas.
Antiga escola primária de Anha
Escola do Plano dos Centenários. Esteve ativa até cerca de 1994-1995. Tinha quatro salas.
Atualmente é um edifício dedicado às associações. A partir de 2011 albergou a associação musical e a associação de caçadores. Tinha dois espaços que podiam ser utilizados pelas outras associações (associação desportiva e agrupamento de escuteiros). Neste momento a associação desportiva ainda ocupa algum espaço, e os escuteiros têm sede nova desde 2020.
Outras questões
O Jardim de Infância de Anha é dos anos 90.
A nova escola primária é do início dos anos 90.
No ano 2006 foi criada a creche no Centro Social e Paroquial. Há muita procura de famílias de fora da freguesia. Dentro do concelho, é uma das creches que tem mais vagas (83). As crianças de fora tendem a continuar na escola primária em Vila Nova de Anha. Em 2024 tem 70 crianças no jardim de infância e 98 na escola primária. As crianças vêm de Anha, Mazarefes, Darque, Chafé, Vila Fria ou Castelo de Neiva..
A recolha e incorporação do testemunho oral foram elaboradas por Catarina Ruivo e Ivonne Herrera Pineda, com base numa entrevista realizada em setembro de 2024.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Entrevista a Filipe Silva, Vila Nova de Anha, Viana do Castelo. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/notes-from-observation-or-conversation/50229/entrevista-a-filipe-silva-vila-nova-de-anha-viana-do-castelo