Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Viana do Castelo

Com aproximadamente 320km2, o concelho de Viana do Castelo compreende uma variedade de paisagens distintas. Para norte, desenvolve-se um contínuo urbano entre o monte e a Estrada Nacional 13, que liga a cidade de Viana do Castelo a Caminha e se separa do oceano por uma faixa de terreno cultivado, apenas quebrada pela expansão de habitação balnear na freguesia de Carreço. Um semelhante povoamento disperso, associado a um apertado mosaico agrícola que desenvolve junto à agua, segue as estradas Nacionais 202 e 203, que seguem as duas margens do rio até Ponte de Lima. Na margem sul, estendendo-se entre o mar e a freguesia de Barroselas, no interior do concelho, encontram-se alguns polos industriais. A relação com a água marca todo o território, seja na sua ocupação intensa mas dispersa, no mosaico agrícola de vinhas, olivais, milho, matas e prados, ou nas antigas povoações de pescadores que, ao longo do último século, se foram expandindo e ganhando um caráter predominantemente balnear.

Se as povoações se estendem ao longo da malha viária num contínuo urbano com limites pouco definidos, o edificado de caráter público que pontua todo o território define uma pluralidade de pequenos centros em relação uns com os outros. Encontramos uma rede de Casas do Povo, Juntas de Freguesia e Centros Sociais e Paroquiais, que define socialmente limites difíceis de identificar na malha urbana.

Na cidade de Viana do Castelo, a relação com a água é evidente no seu extenso Porto de Mar e Estaleiros Navais que, fundados em 1944, asseguraram o crescimento constante da povoação ao longo do período estudado, entre as décadas de 1940 e 1980, no qual se apoiaria construção de equipamentos essenciais - como o Quartel dos Bombeiros Voluntários ou o Centro de Saúde - ou associados à produção - como a Cooperativa Agrícola e o antigo Edifício da Federação Nacional dos Produtores de Trigo, que por mais de duas décadas albergou o Mercado Municipal. Encontram-se ainda pequenos polos de pescadores no concelho, nomeadamente no Bairro de Casas para Pescadores, na sede de concelho, ou no Bairro de Casas Pré-Fabricadas, em Darque.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 63

Location

Country
Location
Former Distrito (PT)
Viana do CasteloFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 12

Resources

Image

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Viana do Castelo. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/31200/viana-do-castelo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).