Conversa anónima-01, Areosa, Viana do Castelo
Identification
Content
Conversa mantida com uma moradora de Areosa e as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo. Falamos com ela nas instalaçóes da biblioteca paroquial, e agradecemos muito a sua amabilidade e colaboração.
Esta biblioteca foi fundada há mais de 50 anos com o apoio da Fundação Gulbenkian e de voluntários. Nunca foi gerida pela Junta de Freguesia, sempre foi um serviço da paróquia.
Há 10 anos a biblioteca paroquial foi reaberta após um período de encerramento, durante o qual permaneceu inativa durante cerca de dois ou três anos. Antes deste encerramento, funcionava apenas aos sábados e domingos por falta de pessoal. Atualmente, está aberta durante a semana e os livros são emprestados com base na confiança à vizinhança.
Refere que esta biblioteca é uma valiosa dotação, herdada da Fundação Gulbenkian. No entanto, atualmente a biblioteca não tem espaço suficiente, pois o local tem-se tornado pequeno. Há livros que foram armazenados sem possibilidade de consulta, devido à falta de espaço.
Os utilizadores costumam ser pessoas idosas ou crianças, embora a concorrência da internet e da biblioteca escolar tenha feito diminuir a afluência de leitores. Durante os fins de semana, especialmente aos sábados, vêem-se mais crianças devido à catequese infantil.
O conjunto de edifícios paroquiais está quase devoluto, com exceção da biblioteca e do andar superior. No rés do chão encontra-se a biblioteca paroquial e uma sala de usos múltiplos (desenho, leitura para crianças). No andar de cima da biblioteca estão as salas de ATL (Atividades de Tempos Livres) para crianças. Há também várias salas para a catequese aos sábados. Noutro módulo, a antiga cozinha encontra-se atualmente encerrada. Refere que uma senhora queria aproveitar a antiga cozinha, mas não foi possível porque em breve serão realizadas obras de reabilitação no edifício, para as quais já se estão a angariar fundos.
Nas proximidades deste conjunto está o centro de dia para pessoas idosas (no novo centro paroquial), com pessoal muito valorizado pelo seu trato próximo. A cozinha foi transferida para o novo edifício, onde são preparadas refeições e distribuídos jantares ao domicílio. Atualmente, há um projeto para criar um lar.
O jardim infantil (que salienta, não é só infantil) não pertence à paróquia, sendo gerido pela Junta de Freguesia. Tem pouca utilização; aos sábados, antes da catequese, as crianças brincam no pátio.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa mantida em dezembro de 2024.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Conversa anónima-01, Areosa, Viana do Castelo. Accessed on 19/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/notes-from-observation-or-conversation/63284/conversa-anonima-01-areosa-viana-do-castelo