Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Arraiolos

Situado diretamente a norte de Évora, Arraiolos é um concelho alentejano com 683 km2 de extensão e uma população de 6619 habitantes (segundo Censos de 2021).

O concelho é delimitado, por Évora, Sousel, Montemor-o-Novo, Estremoz e Moura, esta última que chegou a integrar o domínio administrativo de Arraiolos no século XIX (mas que recuperou a sua autonomia apenas passados 3 anos).

Lugar de ocupação remota, tem formalmente provas de sua povoação desde, pelo menos, o século XIII. A sua longa história vem sendo acompanhada também de uma extensa atividade económica na produção dos incontornáveis Tapetes de Arraiolos, mas não será de somenos frisar o impacto de atividades anexas, como a pecuária, ou a produção de fibras que suportaram o desenvolvimento da atividade têxtil. Para além destas, destacamos ainda a silvicultura (representando a cobertura florestal cerca de 26% do território do concelho), e o fabrico de produtos alimentares.

No que toca às obras estudadas, algumas dotadas de um ar de nobreza de outros tempos, destacam-se o Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT) ou o  Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos. Este pendor historicista é transposto, com pouco sucesso, para algumas obras de cariz mais produtivo, como o Armazém da Empresa Pública de Abastecimento de Cereais (EPAC), que apesar dos seus imponente cunhais e embasamento em pedra, acusa uma modernidade latente. Assumidamente moderna, já sem floreados, assume-se a Fábrica de Concentrado de Tomate da Cooperativa Hortícola do Divor, testemunho decadente de uma indústria enfraquecida que já viu melhores dias.  

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Equipamiento de la comunidad

Edificios y Conjuntos 20

Ubicación

Distrito Histórico (PT)
ÉvoraDistrito Histórico (PT)

Documentación

Registros y Lecturas 2
Sugerencias y Enlaces

Aceda aqui à página do Município de Arraiolos.

Aceda aqui à página do Arquivo Municipal de Arraiolos.

Esta comunidade foi estudada por João Cardim entre 2023 e 2024. A informação-síntese constante desta página foi redigida por Leandro Arez em março de 2025.

Para citar este trabajo:

João Cardim e Leandro Arez para Arquitectura Aqui (2025) Arraiolos. Accedido en 06/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/comunidades/16396/arraiolos

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).