Aljezur
Aljezur é um dos 16 concelhos que compõem a região do Algarve. Localiza-se na zona do barlavento no noroeste algarvio, fazendo fronteira com o Alentejo, a norte, e confinando com os concelhos algarvios de Monchique, Lagos e Vila do Bispo. Ocupa uma área de 140,66 km2 constituída por quatro freguesias – Aljezur, Bordeira, Odeceixe e Rogil – que se estendem entre duas unidades de paisagem: “Litoral Alentejano e Vicentino” e “Serra de Monchique e envolventes”. A primeira caracteriza-se por “um carácter vincado, resultante da força dos elementos naturais - por um lado o próprio oceano, mas também as elevadas e recortadas arribas rochosas expostas aos ventos marítimos. (…) a contrastar com ambiências mais agrestes, encontram-se ao longo da costa praias em baías calmas e abrigadas (…). A repetição dos elementos que definem o carácter da Costa, associados a uma escassa presença humana, estruturada em povoados de pequenas dimensões e relativamente afastados entre si, faz com que, em certas situações, esta paisagem costeira seja associada a sensações de uma certa monotonia e isolamento, pouco frequentes na Costa algarvia”; a segunda pela “fortemente marcada (…) presença da serra de Monchique, cujo maciço se destaca no contexto tanto desta unidade como em toda a região.” (2004, vol. V, pp. 137 e 181).
Território de ocupação humana pré-histórica, o concelho de Aljezur manteve-se à margem do desenvolvimento turismo da segunda metade do século XX o que lhe permite estar atualmente “entre os melhores destinos europeus para o Turismo de Natureza. Com paisagens deslumbrantes, entre a serra e o mar, que abrigam diferentes habitats naturais e uma elevada biodiversidade, uma costa que alberga das melhores praias de Portugal e um património geológico, faunístico e florístico de elevado valor científico…” (cm-aljezur.pt), com uma área significativa integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Está entre os concelhos menos populosos da região com cerca de 6.045 habitantes, embora se tenha verificado um pequeno acréscimo relativamente aos últimos censos (INE, 2023). Aljezur é a localidade com maior relevância no concelho e é sede do Município. Divide-se por duas áreas, o casco antigo em zona sobranceira que cresceu em torno do castelo medieval e a zona baixa – designada de “Igreja Nova” –, para onde foi desviado o desenvolvimento urbano já no século XVIII, fortemente impulsionado pelo terramoto de 1755. Uma e outra foram dotadas de alguns melhoramentos urbanos durante a segunda metade do século passado. São exemplos disso do edifício do antigo Centro de Saúde, os sanitários públicos ou o Bairro CAR.
Equipamiento de la comunidad
Ubicación
Documentación
Recursos
A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Aljezur. Accedido en 23/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/comunidades/16671/aljezur