Borba
Situado no coração da produção vinícola e da exploração de mármores (com Estremoz e Vila Viçosa), Borba é um concelho alentejano com 6428 habitantes distribuídos por cerca de 145 km2 (Censos 2021).
O vinho, ainda que explorado desde, pelo menos a ocupação romana deste território, começa por ser apenas mais um produto dentro do alargado leque da agricultura de subsistência. No entanto, vai ganhando protagonismo ao longo do século XVII e, no século seguinte, auxiliado por tratados económicos que favoreciam a sua exportação, torna-se no principal motor económico desta comunidade. O sucesso deste desenvolvimento traz a Borba um período de prosperidade que pode ser comprovado por uma série de sóbrios edifícios barrocos, ao bom gosto iluminista (sóbrios no seu exterior, claro) e um notável conjunto de passos processionais, estes já menos coibidos na sua expressão, tirando partido plástico do rico mármore da região.
A promessa de lucro levou, no entanto a uma especificação da economia e, inevitavelmente a monocultura resultou num período trágico entre meados do século XVIII e XIX, quando a filoxera (praga violenta) arrasou o principal sustento da região. No decorrer do século XIX a atividade restrutura-se e atualiza-se (com as inovações da revolução industrial), no entanto não se apresenta como uma mais valia tão alargada à população ou à urbe, estando os lucros desta atividade mais concentrados naqueles que, à partida, já puderam aceder aos novos meios de produção de vinho, ficando os pequenos produtores incapazes de competir com as suas antigas talhas de barro, levando, por fim, muitos destes espaços produtivos a desaparecer de Borba, sendo substituídos por outras atividades ou habitação.
A Adega Cooperativa de Borba vem pontuar esta longa história que ata a atividade económica da região com o seu desenvolvimento social e urbano, trazendo um novo fulgor e restruturação do impacto social desta atividade económica. Ao dar a oportunidade de pequenos e médios produtores se unirem usufruindo de meios de produção industrializados, garantem a continuidade de um tecido produtivo diversificado e que não se concentra apenas em grandes produtores, permitindo uma maior distribuição de riqueza pela comunidade.
Equipamiento de la comunidad
Ubicación
Documentación
Aceda aqui à página do Município de Borba
Aceda aqui à página do Arquivo Municipal de Borba
Recursos
Esta comunidade foi estudada por João Cardim entre 2023 e 2024. A informação-síntese constante desta página foi redigida por Leandro Arez em março de 2025.
Para citar este trabajo:
João Cardim e Leandro Arez para Arquitectura Aqui (2025) Borba. Accedido en 06/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/comunidades/17936/borba