Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Estremoz

Estremoz é uma comunidade alentejana, que, com Borba e Vila Viçosa, constituem a chamada Zona do Mármore. Tem uma extensão de 513,80 km2 ao longo dos quais se distribuem 12 680 habitantes.

A exploração do mármore reporta ao tempo da ocupação romana, segundo descrição do concelho, e foi continuamente a principal atividade económica de região. Este material é decisivo na caracterização do ambiente construído desta comunidade, sendo encontrado em fachadas de igrejas (como na Igreja dos Congregados, atual Câmara Municipal), em fortificações militares (como a torre de menagem do castelo), em habitações corrente, ou até na calçada  que pisamos pela cidade. Esta profusão é ainda visível em casos de estudo deste projeto, por exemplo na Escola Básica de 1.º CEB de Santa Vitória do Ameixial, onde se as cantarias são adaptadas ao material predileto da região; bem como no embasamento da Casa do Povo de Santa Maria ou do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estremoz.

Para além desta dinâmica económica, Estremoz tem sido, seguramente desde o século XIII (mas certamente antes, sendo lugar de ocupação remota) uma importante base estratégica do ponto de vista militar. A presença das fortificações, cujas volumetrias marcam não só a paisagem, como a organização urbana da cidade atesta essa importância no desenvolvimento da cidade. É possível observar  as várias camadas de desenvolvimento urbano sucessivamente delimitadas pelos vários cercos amuralhados da cidade. Marca ainda presença na cidade o Rossio Marquês de Pombal, uma das maiores praças do país, que terá servido inicialmente como praça militar mas onde atualmente (em 2025) se desenvolvem eventos mercantis e culturais da comunidade (festas e mercados).

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Equipamiento de la comunidad

Edificios y Conjuntos 72

Ubicación

Ubicación
Distrito Histórico (PT)
ÉvoraDistrito Histórico (PT)

Documentación

Registros y Lecturas 2
Sugerencias y Enlaces

Aceda aqui à página do Município de Estremoz.

Aceda aqui à página do Arquivo Municipal de Estremoz.

Esta comunidade foi estudada por João Cardim entre 2023 e 2024. A informação-síntese constante desta página foi redigida por Leandro Arez em março de 2025.

Para citar este trabajo:

João Cardim e Leandro Arez para Arquitectura Aqui (2025) Estremoz. Accedido en 06/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/comunidades/@id/18128

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).