Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

A Construção do Algarve: Arquitetura Moderna, Regionalismo e Identidade no Sul de Portugal, 1925-1965

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Título
A Construção do Algarve: Arquitetura Moderna, Regionalismo e Identidade no Sul de Portugal, 1925-1965
2023.05.01
Editora
Dafne EditoraOrganización

Análisis

Nota de Lectura

Do sumário:

"O Algarve não é apenas a principal região turística de Portugal. Excepcionalmente mediterrânica num país atlântico, as suas práticas construtivas foram durante muito tempo marcadores de especificidades históricas e culturais, capazes de atrair simultaneamente arquitetos conservadores que admiravam o pitoresco ou modernistas em busca da sua linhagem. Modernismo, regionalismo e o «vernáculo» foram três ideias essenciais da cultura arquitetónica do século XX que convergiram na construção da identidade da região. Neste livro, essas ideias que foram, com frequência, o objeto de estudos estritamente metropolitanos, são analisadas integrando a perspetiva local.

O livro, que desafia a inclusão convencional da arquitetura moderna portuguesa nas narrativas do «Regionalismo Crítico», é uma reconstrução pormenorizada dos debates e culturas em jogo e apresenta os antecedentes que caracterizaram a muito celebrada viragem para o regional. Arquitetos menos conhecidos e um elenco de outros agentes (clientes, administração, engenheiros e construtores) contribuíram para amadurecer uma linha regional da arquitetura moderna que, mais do que ser o resultado heroico de uma «batalha» dura levada a cabo por arquitetos empenhados em combater um regime conservador, foi verdadeiramente popular no Algarve.

Ao observar os processos que foram apropriados pelo cânone da história e teoria da arquitetura — tais como a presença das tradições populares e as variações regionais na arquitectura erudita — no contexto de práticas locais quotidianas, A Construção do Algarve torna visível uma outra história. As grandes narrativas e as micro-histórias da arquitetura podem ser enriquecidas, questionadas, revistas e confirmadas por um regresso sem preconceitos aos seus factos e fontes — os edifícios, os documentos, os discursos, os agentes e os arquivos."

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) A Construção do Algarve: Arquitetura Moderna, Regionalismo e Identidade no Sul de Portugal, 1925-1965. Accedido en 22/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/bibliografia/47047/a-construcao-do-algarve-arquitetura-moderna-regionalismo-e-identidade-no-sul-de-portugal-1925-1965

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).