Paróquia de Avis
Identificación
Análisis
A Paróquia de Avis solicitou um subsídio à FCG em Março de 1966 para auxílio na construção do Bairro da Conferência de S. Vicente de Paulo. Inicialmente a FCG indefere o pedido devido ao projecto não prever instalações sanitárias. Em Outubro de 1966, após reformulação do plano por parte da paróquia, a FCG concede um subsídio de 35.000$00 "para permitir a construção de um bloco de duas casas para famílias pobres".
O Bairro da Conferência de S. Vicente de Paulo surge de uma iniciativa da Paróquia de Avis com o objectivo de conceder habitação a famílias pobres. Inicialmente o plano previa a construção de blocos de duas moradias, cada bloco com oito divisões. A FCG pede reformulação das duas casas que ia subsidiar por não estarem incluídas instalações sanitárias. Assim, num apontamento de Setembro de 1966 a FCG refere que o novo plano passava pela construção de "um bloco de duas moradias cada uma com três divisões, cozinha e casa de banho".
A documentação localizada nos arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian foi recolhida, analisada e sintetizada por Rita Fernandes em 2021. O carregamento da informação nesta plataforma foi feito por Tiago Candeias em setembro de 2023.
O apoio documentado neste processo foi também incluído na cronologia Apoios da Fundação Calouste Gulbenkian a Equipamentos de Assistência (1956-1986), produzida no âmbito da iniciativa Arquitectura Aqui / projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal (1945-1985) (Fundação para a Ciência e a Tecnologia – PTDC/ART-DAQ/6510/2020) e publicada pela Biblioteca de Arte Gulbenkian em janeiro de 2025.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2025) Paróquia de Avis. Accedido en 22/02/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/18966/paroquia-de-avis