Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Casa do Povo de Rio de Moinhos, Distrito de Santarém

Conjunto de documentação textual referente a inspeções realizadas à Casa do Povo de Rio de Moinhos, em Abrantes.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Tipo de Expediente
Relatórios de InspeçõesTipo de Expediente
CorrespondenciaTipo de Expediente
Designación del Expediente
Casa do Povo de Rio de Moinhos, Distrito de Santarém
Años Inicio-Final
1951-1958

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1950.05.08
Última Fecha Registrada Expediente
1956.05.12
Construcción y Equipamiento
Síntesis de Lectura

1950.05.08 - Relatório de Inspeção à Casa do Povo de Rio de Moinhos pelo subinspetor da Inspeção dos Organismos Corporativos Jaime Victor Reis Martins.

A Casa do Povo de Rio de Moinhos tem a sua sede instalada em edifício próprio, de tipo comum, “acrescentado dumas dependências onde funciona um Lactário a cargo do Centro da Assistência Infantil de Rio Maior”. O Centro é subsidiado pelo Fundo de Socorro Social, Câmara Municipal de Rio Maior, Governo Civil de Santarém, Junta da Província do Ribatejo e outras entidades e autarquias. Nas instalações da Casa do Povo, funciona ainda a Comissão Municipal de Assistência (que partilha parte dos mesmos corpos gerentes) e a Caixa de Abono de Família.

Considera-se que desta acumulação de funções “resulta prestígio para o organismo” e, embora os seus serviços se ressintam um pouco, este “compensa largamente as pequenas deficiências encontradas nos serviços de Secretaria”. Nota-se que o mobiliário não tem qualquer cunho regional, “o que é pena”.

Junto da Casa do Povo de Rio de Moinhos funciona o Centro de Alegria no Trabalho n.º 45, cuja principal atividade é o futebol, para o qual possui campo próprio.

A Casa do Povo tem realizado bailes, concertos e sessões de cinema educativo na sua sede, “a última promovida pela Embaixada dos Estados Unidos da América”.

A biblioteca é “muito razoável, composta por algumas centenas de volumes”, embora estes não se encontrem em bom estado de conservação.

A Casa do Povo tem uma Delegação na Azinheira, uma aldeia próxima, onde funciona num edifício cedido gratuitamente e “presenteia aos sócios ali residentes festas e bailes”.

A Casa do Povo tem dois médicos, que recebem, em conjunto 2.500$00 mensais, e prestam serviço aos sócios uma parteira e uma enfermeira, “a título gratuito por serem abonadas pelo Centro de Assistência Infantil”.

Os médicos dão consultas todos os dias “um de manhã, outro à tarde”. A Casa do Povo concede subsídios de invalidez, de doença, de morte e medicamentos. Os medicamentos passaram a ser pagos em 20% pelos utentes a partir de 1949, o que levou a um decréscimo das consultas.

Os filhos dos sócios usufruem das Colónias de Férias (Foz do Arelho), para onde mandaram 20 crianças em 1947, 30 em 1948 e 15 em 1949.

1956.05.12 - Relatório de inspeção pelo subinspetor dos Organismos Corporativos, António dos Santos.

O muro de vedação da Casa do Povo estava ainda por terminar na última inspeção, mas vai agora completar-se, informando os dirigentes que a Junta Central das Casas do Povo vai conceder dinheiro para tal.

A Casa do Povo tem 920 sócios, número que diminuiu desde 1950 (1.140).

A Casa do Povo tem dois médicos, que recebem mensalmente 1.200$00, divididos pelos dois, para além de mais 250$00 cada pela Caixa de Previdência dos Operários do Distrito de Santarém, “pela assistência feira aos beneficiários da referida Caixa”. As consultas são dadas no posto médico da Casa do Povo.

A biblioteca da Casa do povo não funciona por falta de instalações: “existem 200 livros emprestados à Biblioteca Municipal que devem ser imediatamente recolhidos”. Nas instalações, existem duas meses de ping-pong, duas mesas de bilhar e um palco, onde atua o grupo cénico da Casa do Povo, “composto por 20 figuras de ambos os sexos”. Existe ainda uma secção desportiva com futebol, ginástica e atletismo, “praticadas num campo de jogos pertencente à Casa do Povo”.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Casa do Povo de Rio de Moinhos, Distrito de Santarém. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/46624/casa-do-povo-de-rio-de-moinhos-distrito-de-santarem

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).