Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Cadernos de Encargos e Memórias Descritivas dos Concursos Públicos Realizados pela C.R.C.A., Relacionados com o Plano de Armazenagem e Secagem de Arroz

Conjunto de memórias descritivas, cadernos de encargos e anúncios de abertura de concursos públicos para construção de celeiros e instalações anexas em Mora, Alcácer do Sal, Amieira (Soure) e Granja do Ulmeiro – Alfarelos (Soure).

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Tipo de Expediente
CorrespondenciaTipo de Expediente
Años Inicio-Final
1958-1965
Otras Signaturas
Fundo EPAC, Sub-fundo CRCA – Comissão Reguladora do Comércio de Arroz, Secção ARM – Armazenagem, 01 – Construção de Celeiros, 01.01 – Rede de Armazenagem, nº geral 6211
Produtor del Expediente

Análisis

Primera Fecha Registrada Expediente
1958.06.18
Última Fecha Registrada Expediente
1965.07.06
Proyecto de Arquitectura (Autoría)
Augusto César de Brito Engenheiro Civil 1958, 1959, 1964Persona
Intervención / Apreciación
Alberto Pena Monteiro Presidente CRCAPersona
Síntesis de Lectura

1958.06.18 – Memória descritiva do projeto de construção de um "Centro de Calibragem de Sementes de Arroz, a edificar junto à Estrada Nacional que serve as povoações de Alfarelos e Granja do Ulmeiro". Trata-se de um edifício de corpo único constituído por 5 módulos e duas abas laterais circundantes, com cobertura em laje plana de betão.

1958.06.22 – Memória descritiva, assinada pelo engenheiro civil Augusto César de Brito, do projeto de construção de um celeiro para armazenamento de 3.000 toneladas de arroz, instalações de serviços anexos e edifício para instalação do pessoal em Granja do Ulmeiro, Alfarelos, Soure, a levar a cabo pela Comissão Reguladora do Comércio de Arroz, junto à Estrada Nacional que serve a povoação e à estação de caminho de ferro.

1958.07.31 – Data do concurso público para arrematação da empreitada de construção do celeiro e instalações anexas em Granja do Ulmeiro. Nessa mesma data foi posta a concurso a arrematação da empreitada de construção do centro de calibragem de sementes de arroz em Granja do Ulmeiro.

1959.12.18 – Memória descritiva, assinada pelo engenheiro civil Augusto César de Brito, do projeto de construção de um celeiro e instalações para pessoal em Amieira, Soure, a levar a cabo pela Comissão Reguladora do Comércio de Arroz junto à estação de Amieira e frente à Estrada Nacional n.º 341. Prevê-se um celeiro com capacidade de armazenamento de 2.000 toneladas de arroz, instalações de serviços anexos, edifício para instalação de pessoal, alpendre de proteção de viaturas.

1960.01.28 – Data do concurso público para arrematação da empreitada de construção do celeiro e instalações anexas em Amieira.

1964.06 – Memória descritiva do projeto para a "Construção de um Celeiro para Arroz e instalações acessórias e complementares que a Comissão Reguladora do Comércio do Arroz [CRCA] pretende levar a efeito no seu terreno, em Alcácer do Sal, junto à Estação do Caminho de Ferro." O projeto diz respeito à primeira fase dos trabalhos previstos, constituída por três edifícios principais: o Edifício do Celeiro e Secadores, o Edifício de Recepção e Controle e o Edifício de Habitações.

1964.08.30 – Data do anúncio do "Concurso Público para a Arrematação da Empreitada de Construção de um Celeiro e Instalações Anexas, em Alcácer do Sal", promovido pela CRCA.

Para citar este trabajo:

Ricardo Costa Agarez e Ana Mehnert Pascoal para Arquitectura Aqui (2025) Cadernos de Encargos e Memórias Descritivas dos Concursos Públicos Realizados pela C.R.C.A., Relacionados com o Plano de Armazenagem e Secagem de Arroz. Accedido en 03/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/expedientes/53530/cadernos-de-encargos-e-memorias-descritivas-dos-concursos-publicos-realizados-pela-c-r-c-a-relacionados-com-o-plano-de-armazenagem-e-secagem-de-arroz

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).