Testemunho anónimo-03, Bragança
Identificación
Contenido
Testemunho anónimo, um homem entre 55 e 65 anos de idade. Testemunho recolhido a partir de um guião de conversa, durante o evento "Arquitetura Aqui em Bragança - A Cidadania Científica, os seus Edifícios Públicos e a sua História", que decorreu no núcleo da Ciência Viva em Bragança, a 14 de julho de 2023.
O evento foi realizado com a colaboração do Centro Ciência Viva de Bragança, e foi facilitado pelas investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo.
I. O Edifício ou Conjunto na Comunidade
Gostaríamos de saber mais sobre a história da utilização deste edifício ou conjunto de edifícios, sobre as suas memórias relacionadas com ele(s), sobre a sua experiência ao longo do tempo, sobre a importância dele(s) na comunidade. Todos os pormenores podem ser interessantes!
a) A sua história partilhada com este edifício – Há quanto tempo conhece este edifício? Quando começou a utilizar este edifício, e porquê? Que relevância teve / tem na sua vida? Fez / faz parte do seu dia-a-dia, ou está mais associado a ocasiões especiais? Se nunca o usou, que ideias ou imagens lhe ocorrem quando passa por ele? Porquê?
Conheço o edifício desde 1974. Desde esta data utilizam o edifício como local de recreio onde jogávamos futebol entre balões de vinho, fazíamos corridas em torno do edifício, de bicicleta ou a pé, corridas de caricas de garrafas de refrigerantes [...] onde descarregavam as uvas, fazíamos saltos nos montes dos [...] das uvas, jogávamos às cartas dentro dos balões de vinho exteriores… marcou a minha infância e juventude pois passávamos muito tempo e divertíamo-nos na sua envolvente. A família que trabalhava [...] era muito amiga [...] e jogos de trabalho e juntávamo-nos com os filhos porque [...] e jogavam esses jogos. Na juventude trabalhei um ano na campanha das uvas e preparação do vinho.
b) A sua ligação emocional/afetiva com este edifício – Escolha, entre as opções apresentadas, a(s) palavra(s) que melhor caracterizam o que sente em relação a este edifício:
X Saudade | __ Desinteresse | X Alegria | __ Incómodo | __ Desprezo
- Outra(s), quais? Tristeza, pelo estado em que está o imóvel
c) Momentos da sua experiência – Gostaria de nos contar um pouco mais sobre as memórias que tem deste edifício? Sobre o que as pessoas fizeram aqui, ao longo da história? A sua família, amigos ou conhecidos passaram algum tempo cá? Recorda algum acontecimento ou atividade que tenha tido lugar aqui? Todos os momentos são interessantes: atividades quotidianas, no interior ou nas imediações, e eventos marcantes como uma festa ou um acontecimento importante que associe a este edifício.
Realização de festas populares na envolvente da adega; trabalhei na colheita de [?] e na sua secagem no edifício contíguo dentro da mesma cerca.
e) O valor estético – Considera este edifício bonito ou feio, no todo ou em parte, e porquê? Que gosta e não gosta? Considera que este edifício faz parte do património (arquitetónico) da comunidade?
Muito bonito, imponente, que faz parte do património material e imaterial, pelo que significa para muitos dos brigantinos, principalmente para os vizinhos de Cale de [?]
f) A localização – Como avalia a localização deste edifício, atualmente? Acha que foi bem ou mal localizado, quando foi construído? A localização importava? Interferiu no seu usufruto? Lembra-se, ou sabe, que existia neste terreno anteriormente? Outro edifício, que foi demolido? Quintas ou campos? “Nada”? Esta área mudou muito desde a construção deste edifício? De que forma?
Conheci o edifício já construído; muito bem localizado para a função. Permitiu que na sua envolvente (estradas e ruas) pudessem formar-se filas de [...] carregadas uvas para entrega.
g) O futuro deste edifício – Se fosse chamada/o a participar na decisão, escolheria:
__ A demolição do edifício e sua substituição por uma nova construção?
X A sua remodelação profunda?
__ A sua manutenção tal como está?
h) Melhorias possíveis – Conhece alguma(s) iniciativa(s) atual para melhorar as condições (de estrutura / utilização / estética) deste edifício? Foi concluída ou está em curso? Foi interrompida? Que motivou a iniciativa, e quem a tomou? Concorda com esta? Que outras iniciativas ou melhorias considera necessárias (tanto no edifício, quanto nas atividades nele desenvolvidas)? Deveria, por exemplo, ter novas funções? Sabe de alguma intervenção que seja popularmente desejada e ainda não tenha sido realizada?
Apostar na sua remodelação/reutilização para edifício de utilização pública quer cultural, habitacional apoiada…
i) Os seus registos (visuais, escritos) – Tem materiais (fotografias, filmes, diapositivos, documentos escritos ou outros, relacionados com este edifício) que gostasse de partilhar connosco?
Pode ter materiais documentais (Tenho que consultar arquivo pessoal e familiar)
j) Sugestões – Gostaria de sugerir pessoas, documentos ou instituições que possamos consultar para continuar o nosso estudo?
Sugestão de contactar com várias famílias.
II. Sobre o Edifício ou Conjunto
w) Materiais e Técnicas
Do que conheço é betão armado, paredes em pedra e cantaria.
A recolha e a sistematização deste testemunho oral foram elaboradas por Catarina Ruivo e Ivonne Herrera Pineda, com base num questionário realizado durante o encontro público "Arquitetura Aqui em Bragança - A Cidadania Científica, os seus Edifícios Públicos e a sua História", em julho de 2023. O evento foi realizado com a colaboração do Centro Ciência Viva de Bragança, e foi facilitado pelas investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo. Agradecemos sinceramente a disponibilidade desta pessoa para colaborar connosco e a sua colaboração durante e depois do evento realizado.
Para citar este trabajo:
Catarina Ruivo e Ivonne Herrera-Pineda para Arquitectura Aqui (2025) Testemunho anónimo-03, Bragança. Accedido en 12/01/2026, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/notas-de-observacion-o-conversacion/27268/testemunho-anonimo-03-braganca




