Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Conversa com José Rodrigues da Silva, Areosa, Viana do Castelo

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Título
Conversa com José Rodrigues da Silva, Areosa, Viana do Castelo
Fecha
2024.12.10

Contenido

Registro de la Observación o Conversación

Conversa com José Rodrigues da Silva, diretor do Centro Paroquial de Areosa, e as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo. Agradecemos sinceramente a generosidade de José da Silva em falar connosco e em partilhar o trabalho que desenvolvem para a comunidade local. Seguem-se algumas informações partilhadas nesta conversa.

José da Silva comenta que o Padre Quintas foi o impulsor da construção do Centro Paroquial de Areosa. Este padre chegou a Areosa com menos de 20 anos de idade, e hoje está perto dos 90 anos de idade.

O centro foi inaugurado há mais de 60 anos em duas fases. Primeiro, a planta baixa, onde estavam as salas de catequese. E, depois, a planta superior, onde havia um salão de teatro e festas. Antes também havia escuteiros. As atividades de teatro cessaram nos anos 70. Agora o edifício está quase devoluto. As únicas atividades que se mantêm são a catequese, a biblioteca e o ATL (atividades de tempo livre para escolares).

A biblioteca foi oferecida pela Fundação Gulbenkian quando acabou com as bibliotecas itinerantes e fixas. Era a 36ª biblioteca do país.

Relata que o centro foi financiado com doações dos paroquianos, através de cortejos e ofrendas. O edifício todo foi construído em granito da região. Comenta que são pedras trabalhadas à mão. Também foram feitas obras, com apoio da comunidade, para instalar uma cozinha, que serviu para o apoio domiciliar. Aqui havia um café para dar café aos domingos ao público.

O Centro Social Paroquial de Areosa está situado em um edifício mais recente a poucos metros do edifício antigo. Este centro promove vários serviços e atividades em Areosa, como uma creche, durante já 10 anos (entrevista em 2024), que está completamente lotada com mais de 30 crianças. Também realizam o apoio domiciliário que atende a mais de 50 pessoas (mobilidade, higiene pessoal, limpeza em casa). O centro também realiza várias atividades comunitárias, como as desfolhadas tradicionais, as festas de Natal ou atividades de lazer para idosos e ATL.

Relata que o edifício antigo precisa de obras de reabilitação. Atualmente são exigidas obras para adaptá-lo às necessidades atuais, como a instalação de alarmes, saídas de emergência, etc. No entanto, essas obras supõem um esforço económico muito alto para a comunidade, pois também estão próximas a abrir um lar em Areosa, o que supõe também a contratação de pessoal.

Este testemunho oral foi recolhido e sistematizado por Ivonne Herrera Pineda, e baseia-se numa entrevista realizada em dezembro de 2024 pelas investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo. Agradecemos sinceramente a disponibilidade de José Rodrigues da Silva para concedernos esta entrevista.

Para citar este trabajo:

Ivonne Herrera-Pineda para Arquitectura Aqui (2025) Conversa com José Rodrigues da Silva, Areosa, Viana do Castelo. Accedido en 11/01/2026, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/notas-de-observacion-o-conversacion/63522/conversa-com-jose-rodrigues-da-silva-areosa-viana-do-castelo

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).