Testemunho de Inês Salomão, Noite Europeia dos Investigadores 2025
Identificación
Contenido
Testemunho de Inês Salomãp, recolhido no evento Arquitectura Aqui na Escola: Onde Andou na Primária? no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores 2025, em Lisboa. Agradecemos muito o contributo e a partilha.
Frequentou a escola da Quinta da Fonte da Prata durante todo o ensino primário. Morava no bairro que fica na rua em frente, portanto ia sempre a pé para a escola.
Não houve alterações significativas desde que frequentou a escola, mas a zona ocupada pela creche/ATL é mais recente. Havia duas turmas por ano escolar (ou seja, 8 turmas do ensino primário no total).
Esteve sempre na mesma sala durante o percurso, localizava-se no piso superior. Recorda-se de cadeiras e mesas altas, e que os alunos – aproximadamente 30 na turma – estavam organizados por ordem alfabética. A sala estava equipada para responder às necessidades de conforto no inverno e no verão.
Havia uma cantina, integrada num corpo virado para o campo de jogos exterior. Também havia ginásio interior. Nos intervalos, os alunos podiam circular livremente no espaço exterior.
A recolha e a sistematização deste testemunho oral foram elaboradas por Ana Mehnert Pascoal, com base numa conversa informal mantida em setembro de 2025.
Para citar este trabajo:
Ana Mehnert Pascoal para Arquitectura Aqui (2025) Testemunho de Inês Salomão, Noite Europeia dos Investigadores 2025. Accedido en 05/12/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/documentacion/notas-de-observacion-o-conversacion/67330/testemunho-de-ines-salomao-noite-europeia-dos-investigadores-2025




