Centro Infantil Covilhã III - Bolinha de Neve, CovilhãInfantário da Federação de Caixas de Previdência - Obras Sociais, CovilhãInfantário Bolinha de Neve, Covilhã
Em 1965, a Câmara Municipal da Covilhã incitou a Federação das Caixas de Previdência, através de comunicações entre seus presidentes, a construir infantários na cidade, disponibilizando a seguir um terreno para o efeito, entre o Campo das Festas e o Dispensário Anti-Tuberculoso. O projeto foi elaborado durante o ano de 1969, período em que a questão da cessão do terreno era solucionada por intervenção dos políticos locais em apelo ao Ministro do Interior, "considerando o grande interesse e elevado alcance social que tal construção representa para a grande população operária desta cidade, fato que vai dar plena satisfação a uma velha aspiração da massa trabalhadora deste importante centro industrial". O programa do concurso da obra foi lançado em 1972.09.07 e, após o 25 de Abril a obra ainda estava por concluir, quando a CMC ordenou a suspensão dos trabalhos do muro de vedação do Infantário, que impediam a visibilidade da curva da Avenida em que se situa.
Notas
O Infantário "Bolinha de Neve", como é conhecido pela população da Covilhã, é um exemplo das obras de ação social realizadas na cidade pelo sistema das Federações de Caixas de Previdência, na altura fortalecido pela base industrial ligada ao setor dos lanifícios que atuava na Cova da Beira, assim como o Posto Médico situado nas proximidades.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
Fórum
A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, em Setembro de 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Centro Infantil Covilhã III - Bolinha de Neve, Covilhã. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/11481/centro-infantil-covilha-iii-bolinha-de-neve-covilha