Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Sanitários Públicos, Granja, MourãoBalneários Públicos, Granja, Mourão

Os Sanitários e Balneários Públicos de Granja foram promovidos pela Câmara Municipal de Mourão (CMM) em 1978, com projeto da autoria do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Moura, que então prestava assistência aos municípios de Moura, Serpa, Barrancos e Mourão. O terreno onde o edifício se implanta, na rua principal da povoação, foi adquirido pela CMM. Nesse ano, foi pedida a comparticipação à Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano (DGERU), argumentando-se que a localidade não dispunha desse tipo de equipamento e que era uma obra há muito reclamada pelos seus habitantes.

O projeto foi apreciado pela Circunscrição de Urbanização do Sul, tendo sido posteriormente remodelado para ir ao encontro das questões levantadas por esta entidade. O novo projeto foi apreciado pela Direção de Urbanização do Distrito de Évora, que propôs a sua aprovação. A condução da obra, sob os aspetos técnico e financeiro, foi transferida para a CMM por obrigação do “Despacho normativo” [222/78] de 21/7/78 [12/9/78]. A comparticipação deu-se ao abrigo do “Plano Integrado de 1978 – Obras Novas (Edifícios)”. A obra iniciou-se nos últimos meses de 1978 e já se encontrava terminada em setembro de 1979. O equipamento foi alvo de algumas remodelações ao longo das décadas, mas mantém-se em funcionamento, com as suas características essenciais inalteradas.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1979.09.04
Comunidad

Ubicación

Ubicación
Sitio
Granja
Morada
Rua da Corredoura
Distrito Histórico (PT)
ÉvoraDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Propietario
Usuario

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

Os Sanitários e Balneários Públicos de Granja localizam-se na Rua da Corredoura, muito próximo da praça central da povoação. O edifício ocupa um lote comprido, com uma frente de rua bastante estreita. O alçado principal é caracterizado por um acesso central alpendrado que distribui, simetricamente e por meio de escadas, para duas entradas separadas para homens e mulheres. O alçado é composto ainda por três janelas quadradas e pela inscrição “Sanitários Públicos” em letras pintadas de ocre, cor com que também foi pintado a lateral dos degraus e a parede frontal, até meia altura. O resto da fachada é pintada de branco, num esquema de cores que remete para a arquitectura tradicional do aglomerado.

A separação por sexos é também aparente na análise da planta. Do lado esquerdo (sul) situa-se o balneário feminino, com dois lavatórios, uma cabine com sanita, outra com sanita e bidé, e ainda outras duas com duche, precedidas de pequenas antecâmaras. Do lado direito (norte) da entrada situa-se o balneário masculino, com dois lavatórios, duas cabines com sanita, três urinóis, e três cabines de duche precedidas de antecâmara. Todas as divisões procuram ter iluminação e ventilação naturais, não obstante a estreiteza do lote.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Sanitários Públicos, Granja, Mourão. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/12297/sanitarios-publicos-granja-mourao

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).