Edifício Sede do Grémio dos Vinicultores de Alijó
O projeto para o Grémio dos Vinicultores de Alijó data do início de 1963, tendo recebido parecer não favorável da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) em fevereiro e indicação, pela Direção-Geral dos Serviços de Urbanização, de que a decisão sobre o local a implantar o novo edifício deveria ser antecedido pela realização de “um esboceto de plano parcial que permitisse condicionar com segurança a implantação do edifício em causa”.
Em julho de 1964, a Câmara Municipal de Alijó, em reunião ordinária, deliberou sobre a possível localização do Grémio, após o seu presidente ter solicitado a opinião do Arquiteto Urbanista da vila sobre dois locais em consideração. Um deles, localizava-se em frente à Adega Cooperativa, o outro - que foi finalmente escolhido - na Avenida Teixeira de Sousa. Um parecer de outubro do mesmo ano referia que, integrando-se no Centro Cívico, se imporia que o edifício demonstrasse “uma certa dignidade no aspecto arquitectónico”.
O anteprojeto para o edifício foi aprovado pela DGEMN em setembro de 1966 e o projeto definitivo concluído em 1968.
Em abril de 1969 o Grémio dos Vinicultores do Concelho de Alijó recebeu uma comparticipação de 90.000$00 do Ministério das Obras Públicas, pelo Fundo de Desemprego, para a construção da sua sede.
A documentação consultada não permite identificar as datas de início e conclusão a obra.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício Sede do Grémio dos Vinicultores de Alijó. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/16549/edificio-sede-do-gremio-dos-vinicultores-de-alijo