Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Faro
O edifício dos Correios de Faro foi construído com o objetivo de abrigar a nova sede dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT) da cidade de Faro, cuja a construção esteve inicialmente prevista na Avenida da República.
No entanto, devido a dificuldades na realização da obra naquele local decorrentes da implantação do novo edifício da Capitania do Porto de Faro, a solução encontrada foi a antiga horta de São Pedro, no Largo do Carmo. Para que a construção fosse possível, foi necessária a demolição de edificações existentes no limite da antiga horta, e os materiais resultantes dessa demolição, conforme acordo entre as partes, seriam entregues à Câmara Municipal de Faro (CMF).
Com o edifício concluído a administração dos CTT questionou a CMF sobre a conclusão dos trabalhos urbanísticos envolventes, por forma a permitir a inauguração do novo edifício, o que aconteceu em 29 de julho de 1961.
Entretanto, desde 1959, que a Administração Geral dos CTT procurava resolver a carência habitacional dos seus servidores em Faro, tendo para o efeito apresentado nesse ano à CMF uma proposta para adquirir o direito a um número de habitações no Bairro de Casas para Famílias Pobres, em construção na Rua do Bom João, em troca do financiamento da construção de algumas dessas habitações. Essa proposta foi finalmente aceite pela CMF em 1961, após a obtenção da autorização ministerial necessária para dar seguimento ao processo. Consequentemente o Ministro das Comunicações autorizou o pagamento de 684 contos pela construção de 18 habitações.
Em 1965, a CMF propôs a alienação de terreno municipal para a ampliação do edifício dos CTT, proposta que foi aceite em 13 de dezembro do mesmo ano, permitindo o alargamento da infraestrutura dos Correios em Faro.
Em 21 de março de 1978, foram submetidas à Câmara Municipal de Faro para parecer as obras de ampliação do edifício dos CTT - Serviços Postais, pela Circunscrição de Edifícios do Sul - CTT. De acordo com a Memória Descritiva e Justificativa, o projeto visava resolver a falta de espaço nos Serviços Postais do edifício, com a construção de um corpo adjacente ao edifício existente, o qual teria ligação pelo interior.
Análisis
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi compilada e redigida por Tânia Rodrigues, em maio de 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Tânia Rodrigues para Arquitectura Aqui (2025) Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Faro. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/18413/edificio-dos-correios-telegrafos-e-telefones-ctt-faro