Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Sede do Clube Náutico de AvisComplexo do Clube Náutico de Avis

O Clube Náutico de Avis, na Albufeira do Maranhão, foi construído, por iniciativa da Câmara Municipal de Avis e do Clube Náutico de Avis com vista ao aproveitamento da Barragem do Maranhão para a prática de desportos Náuticos, bem como ao desenvolvimento turístico do concelho.

Tanto quanto a documentação recolhida e analisada permite compreender, o processo iniciou-se em 1958 com a entrega de um anteprojeto, pela Câmara Municipal de Avis à Direção-Geral dos Serviços de Urbanização, que previa o aproveitamento e recuperação de umas antigas construções do Estado, cedidas pela Direção-Geral da Fazenda Pública. Contudo, atendendo ao parecer do Arq. Ferrão de Oliveira, da Repartição de Melhoramentos do Estado, o anteprojeto não é aprovado dado o avançado estado de ruína dos edifícios cedidos e algumas deficiências au nível do programa apresentado. 

Assim, em março de 1959 é apresentado um projeto da obra, elaborado com assistência técnica da Direção de Serviços de Melhoramentos Urbanos, que devia ser completado pela Direção de Urbanização de Portalegre, no que às peças escritas dizia respeito – fixando a comparticipação do Estado em 50% do orçamento total. Mais tarde, em junho, a obra passa para alçada do Clube Náutico de Avis, então formalmente constituído enquanto entidade. Em julho de 1959 o projeto parece ser aprovado e é indicada a sua construção em duas fases – a primeira respeitante às zonas de administração e instalações de apoio à prática desportiva e a segunda relativa à ampliação do hangar – bem como a comparticipação do Estado, através do Fundo de Desemprego.

Em abril de 1960 a Repartição de Melhoramentos Urbanos solicitaria o início urgente da obra, o que não se verificava pelas deficientes condições financeiras do Clube Náutico de Avis que impediam a abertura do concurso público para adjudicação da obra. Só em junho de 1965 a obra viria a ser adjudicada a Acácio Faustino, pelo valor de 560.000$00 – após intervenção da Câmara Municipal de Avis, que constituiu uma comissão diretiva para a execução da obra. 

Aliado a este atraso, os edifícios e terreno a ceder pela Fazenda Nacional só viriam a ser transferidos para o Município em março de 1966 – mediante o pagamento de 26.000$00, para o qual foi atribuído um subsídio. Os trabalhos iniciar-se-iam em julho desse ano.

Tendo em conta todas as contingências no decorrer do processo de construção do equipamento, que se iniciou sete anos após a comparticipação do Estado, a Câmara Municipal de Avis viria a solicitar, em março de 1967, um novo subsídio, através da Comissão Coordenadora das Obras Públicas no Alentejo, que fizesse face ao aumento dos custos verificado. Este pedido resultaria numa elevação da percentagem de comparticipação para 75% do orçamento total, então atualizado. 

Seria então já em junho de 1972 que a Câmara Municipal de Avis aguardava o auto de vistoria final da obra e apresentava os projetos de especialidades, de forma a tornar o conjunto funcional – sendo uma nova comparticipação e subsídios atribuídos a estes trabalhos complementares, através do Orçamento Geral do Estado. 

Os trabalhos de construção do equipamento seriam concluídos em novembro de 1972 e a obra definitivamente entregue à Câmara Municipal de Avis em janeiro de 1973. 

Por sua vez, os trabalhos relativos à energia elétrica e água potável, prolongar-se-iam – contando também com a comparticipação do Estado. Entre agosto de 1974 e março de 1980 todo o processo faz referência à aquisição de equipamento, com o apoio do Estado, datando o auto de vistoria geral da obra de maio de 1980.

Atualmente [2024], o Clube Náutico de Avis parece manter as suas funções, tendo visto a sua ação completada pela construção de diferentes equipamentos nas suas imediações – piscinas municipais de Avis, parque de campismo e praia fluvial.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1972
Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O Clube Náutico de Avis localiza-se na Albufeira do Maranhão, a cerca de 2km a poente da vila de Avis. Insere-se no designado Complexo do Clube Náutico de Avis, que conta com um parque de campismo, uma zona de merendas, uma praia fluvial e as piscinas municipais de Avis.

Poucas são as informações que dispomos relativamente às suas características e programa funcional, tendo apenas a indicação que as instalações do Clube, no seu projeto inicial, contariam com: hall; vestiário; secretaria com arquivo; gabinete de direção; sala de estar, jogos e bar anexo; sanitários (masculinos e femininos); copa com arrecadação e WC anexo; balneários-vestiários (masculinos e femininos); e hangar para recolha de barcos e material de pesca.

Atualmente [2024], a zona parece estar bastante alterada e modificada - o que carece de uma visita ao local. A prática desportiva náutica parece manter-se ainda que o edifício do Clube Náutico de Avis aparente estar a funcionar como café-restaurante. 

 

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Sitio
Albufeira do Maranhão
Morada
Albufeira do Maranhão
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
RuralContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Usuario

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Sede do Clube Náutico de Avis. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/18909/sede-do-clube-nautico-de-avis

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).