Edifício da Cooperativa Agrícola de AvisLagar Cooperativo, Avis
Tanto quanto a documentação analisada permite compreender, a construção do Lagar Cooperativo de Avis terá sido posterior a fevereiro de 1966 - data do projeto.
Estima-se que a obra tenha tenha custado cerca de 1.200.000$00, de acordo com o orçamento do projeto.
Terá sido igualmente construído um posto de transformação, com vista ao fornecimento de energia. Projetado na mesma data pelo Agente Técnico de Engenharia Mário Aurélio Rita dos Santos, apresentou um orçamento total de cerca de 58.000$00.
Análisis
O Lagar Cooperativo de Avis foi construído em terreno amplo com um esquema-base que teve em consideração as exigências de circulação interna de veículos, da capacidade de laboração, armazenamento e de comodidade nas atividades de fabrico - tendo ainda em consideração a possibilidade de ampliação.
Previa dar resposta um volume de azeitona para elaboração mensal na ordem dos 450 mil quilos e um volume de azeite a armazenar na ordem dos 100 a 150 mil litros.
O acesso principal era feito através de um átrio, sendo que programa centrava-se na zona de laboração e decantação, em torno da qual se articulavam as demais dependências: armazém de azeite; bagaceira; zona de cozinha e refeições com vestuário-sanitário; casa da lenha; e zona administrativa composta por sala da direção, escritório e vestuário.
No exterior, foi ainda construído um posto de transformação em edifício próprio.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
Materiales y Tecnologías
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2025) Edifício da Cooperativa Agrícola de Avis. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/18949/edificio-da-cooperativa-agricola-de-avis